Obras na Ponte da Ribeira do Vascão, na Estrada Nacional 122 (EN122), que liga Mértola (no Alentejo) a Alcoutim e Vila Real de Santo António (Algarve), obrigam ao corte integral do trânsito nos próximos dois meses, a partir desta segunda-feira, dia 30 de Setembro.
Assim, até 30 de Novembro, o trânsito será desviado através da Estrada Nacional 122 para a Estrada Municipal 506 e depois para a Estrada Municipal 507 (em direção a Giões), aplicando-se esta alteração a veículos ligeiros e pesados até 16 toneladas.
As obras daquela ponte, promovidas pela empresa Infraestruturas de Portugal (IP) e envolvendo um investimento de 2,9 milhões de euros, contemplam a substituição do tabuleiro existente.
A empreitada, com um investimento aproximado de 2,9 milhões de euros, tem como objetivo a reabilitação e reforço estrutural da Ponte do Vascão, «promovendo a sua durabilidade estrutural, prolongando a vida útil e reforçando a estabilidade, através da reposição das normais condições de circulação e segurança da via», salienta a IP.
Esta ponte, inaugurada em 1946, é constituída por três vãos, permitindo a passagem da EN122 sobre a ribeira do Vascão, e apresenta um comprimento total de 65 metros.
Segundo a IP, o tabuleiro existente será substituído integralmente, sendo a nova estrutura de suporte constituída por elementos metálicos com 1,70 m de altura.
O traçado final adotado é o mesmo da estrutura existente, sendo o perfil transversal do novo tabuleiro, o qual tem uma largura total de 10 metros, constituído por uma faixa de rodagem com 6 metros de largura, que comporta duas vias de 3 m, uma em cada sentido, duas bermas laterais de meio metro de largura, e ainda dois passadiços com 1,5 m de largura total.
A intervenção permite, assim, alargar o tabuleiro da ponte, de modo a facilitar o tráfego, em especial de veículos pesados.
Nos encontros e pilares, será efetuado um «encamisamento geral dos muros exteriores dos encontros», acrescenta a IP.
Para restabelecer a continuidade da EN122 na proximidade da Ponte do Vascão, esta obra inclui ainda a substituição do pavimento betuminoso numa extensão de 50 metros, a sinalização horizontal do troço e a colocação de barreiras de segurança.
Comentários