Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

100 expositores e 50 espetáculos, num «programa para todos os gostos». A FAVA – Feira do Ambiente e Vegan do Algarve – realiza-se a partir desta sexta-feira, 20 de Setembro, em Loulé, e durará até domingo, 22.

Organizada pela Benfazer – Associação para o Bem-Estar Social, Ambiental e Animal, em colaboração com a Câmara de Loulé, a FAVA é a maior feira plant-based de Portugal e um evento único na região.

«Desde a sua criação em 2018, tem sido um espaço de encontro, reflexão e celebração, promovendo um estilo de vida mais consciente, sustentável e compassivo», diz a organização.

recrutamento zoomarine 2025

Este ano, a FAVA volta a surpreender com uma oferta diversificada que inclui mais de 100 expositores em áreas tão variadas como construção ecológica, moda sustentável, cosmética natural, joalharia artesanal, mobilidade verde, alimentação vegetariana, terapias holísticas, tatuagens éticas e muito mais.

«Todos os expositores partilham o compromisso de apresentar produtos e serviços que respeitam o meio ambiente e os animais», segundo a organização.

A edição de 2024 contará ainda com novas iniciativas, como exposições dedicadas ao impacto da fast fashion e do lixo eletrónico, o Loulé Peddy Challenge, que desafia equipas a explorar a cidade de forma criativa e divertida, e o encontro Repair Café Algarve, onde os visitantes podem aprender a reparar os seus próprios objetos avariados com a ajuda de reparadores voluntários.

Contando com apoio de marcas como Leroy Merlin, Celeiro, Desafio Vegetariano e Sogenave e de várias entidades locais, a FAVA oferece um programa diversificado com 50 espetáculos e atividades, todos de acesso gratuito.

Os visitantes poderão assistir a peças de teatro, circo de rua, espetáculos de dança e música, participar em desafios de xadrez ou jogos ambientais, em palestras sobre nutrição, lixo zero e construção ecológica e ainda desfrutar de aulas de cozinha, fitness, dança, capoeira, yoga, bricolage e upcycling.

Além disso, haverá atividades permanentes como rastreios e massagens gratuitas, um mercado de trocas de vestuário e livros, cinema 360º, atuações de rua e sorteios a cada 60 minutos, proporcionando uma experiência dinâmica e interativa para todos.

O programa completo encontra-se aqui.

A FAVA integra o programa da Semana Europeia da Mobilidade e o evento Parking Day, promovendo alternativas para uma mobilidade mais verde.

Durante a feira serão apresentados projetos e iniciativas para a mobilidade ativa e suave, assim como outras atividades permanentes como a experimentação de um EcoKart e a educação jovem para a condução na estrada. Para celebrar o Dia Internacional Sem Carros, a feira inclui ainda atividades como uma peça de teatro sobre mobilidade e a oportunidade de experimentar a onewheel, um dispositivo elétrico inovador.

Às 18h00 do dia 20, terá lugar a sessão de abertura da FAVA 2024, momento que visa celebrar o quinto aniversário da feira, assim como apresentar os seus objetivos e destacar os seus parceiros, culminando com uma degustação de produtos Heura, empresa dedicada à criação de “carne” vegetal, como almôndegas, salsichas, hambúrgueres e nuggets.

Na praça de alimentação, haverá 15 restaurantes, onde os visitantes podem experimentar pratos típicos e internacionais, todos 100% plant-based. Também as aulas de cozinha terminam com uma degustação, desmistificando mitos e provando que a alimentação à base de plantas pode ser deliciosa, saudável e criativa.

 

Horários:

20 de Setembro (sexta-feira) – das 18h00 às 23h00
21 de Setembro (sábado) – das 11h00 às 23h00
22 de Setembro (domingo) – das 11h00 às 20h00

 



infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

tanto mar

Loulé começa hoje a navegar nas ondas do “Tanto Mar”

Igreja Nossa Senhora da Conceição4

Semana aberta do Museu Municipal de Loulé destaca conservação e restauro

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos