O ano letivo arranca hoje nas escolas do concelho de Castro Verde, com o Município a apostar em «ações concretas» para contribuir para «o sucesso escolar de todos os alunos e restante comunidade educativa».
Desde o apoio financeiro, no âmbito dos Cartões Municipais do Bombeiro e da Cruz Vermelha, aos respetivos descendentes diretos, passando por apoios para aquisição de cadernos e fichas de atividades a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico; transportes escolares grátis; refeições escolares; escola a tempo inteiro e ensino artístico; prémios de mérito escolar e cedência de transportes para visitas de estudo (44, no ano letivo passado) ou transporte grátis para a Funcheira para alunos do ensino superior são alguns dos exemplos.
Esta sexta-feira, 13 de Setembro, este Município prepara-se para dar início à nova temperada educativa, que será marcada pela receção ao pessoal docente e não docente, a partir das 15h00, com uma sessão de boas-vindas no auditório da Escola Secundária.
Seguem-se visitas ao Centro de Artes e da Viola Campaniça, Basílica Real e Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.
No primeiro dia de aulas, segunda-feira, 16, a Câmara vai oferecer o livro infantil “O Tesouro”, da autoria da jovem escritora Ana Rita Domingos, natural de Entradas, a todos os alunos do 1 º ano das escolas de Castro Verde, Entradas e Santa Bárbara de Padrões. O livro tem edição da Upa Editora, com ilustrações de Anabela Dias.
À tarde, a partir das 18h00, serão entregues os Prémios de Mérito Escolar a 11 alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, Ensino Secundária e Ensino Profissional que frequentaram o Agrupamento de Escolas de Castro Verde no ano letivo 2023/2024.
O prémio tem como objetivo «reconhecer a dedicação, a assiduidade, o esforço no trabalho e o desempenho escolar e representa um investimento na educação das crianças e jovens do concelho de Castro Verde», frisa a autarquia.
O quadro de abertura do novo ano letivo no concelho será concluído, de forma simbólica, com a realização de uma sessão da Assembleia Municipal de Castro Verde, no dia 30, no auditório da “nova” Escola Secundária, assinalando deste modo o relevante processo de requalificação que implicou um investimento municipal superior a cinco milhões de euros.