O Município de Albufeira promoveu, durante os meses de Julho e Agosto, uma Campanha de Sensibilização sobre como prevenir os incêndios rurais e o perigo que constituem os poços sem proteção.
Relativamente aos incêndios rurais, foram abordadas as medidas preventivas a serem tomadas nos casos em que as habitações se situem em espaço rural, nomeadamente as intervenções necessárias e obrigatórias por Lei junto das habitações, limpeza das zonas envolventes, correto acondicionamento da lenha e os cuidados a ter quando se realizam queimas de sobrantes.
Além disso, os habitantes foram chamados à atenção para o perigo de incêndio rural e os condicionalismos à utilização de máquinas florestais, quando o índice está acima do nível “Elevado”.
Todas as pessoas abordadas receberam um folheto com informação detalhada, que aconselha a que se avise as autoridades sempre que se verifiquem as seguintes situações: acumulação de lixo ou mato denso próximo das habitações e presença de pessoas com comportamentos de risco; ao avistar o início de um incêndio rural – ligue de
imediato para o 112.
Em relação aos Poços sem Proteção, foi realçada a obrigatoriedade da existência de um resguardo ou uma cobertura eficaz em todos os poços, fendas e outras irregularidades suscetíveis de originarem quedas desastrosas a pessoas e animais.
Em nota, a autarquia recorda que de acordo com a Lei (Decreto-Lei n.o 226-A/2007, de 31 de maio), todos os proprietários de recursos hídricos naturais como poços, noras, furos, minas, charcas, barragens, açudes ou fossas sépticas, têm que solicitar as devidas autorizações de utilização junto das autoridades competentes.
Em caso de emergência, os contactos para os quais deve ligar são: 112 (n.o de Emergência); 289 599 503|968 339 212 (Serviço Municipal de Proteção Civil); 289 590 790 (Guarda Nacional Republicana) e 289 586 333 (Bombeiros Voluntários de Albufeira).
Comentários