O ciclista argentino Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) manteve esta quarta-feira a camisola amarela no Grande Prémio Jornal de Notícias, apesar de ter sido afetado por uma queda nos derradeiros quilómetros da 4ª etapa da prova.
A ligação de 128,1 quilómetros, entre Porto e Ovar, teve um início atribulado, com uma queda no pelotão no primeiro quilómetro, seguida de um ataque de quatro ciclistas, rapidamente anulado, para se seguirem novas movimentações no pelotão.
Três fugitivos quase vingaram, tendo sido alcançados no último quilómetro, com o pelotão a preparar mais uma chegada ao “sprint”, momento em que Contte foi um dos ciclistas afetados por uma queda.
O venezuelano Leangel Liñarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) voltou a ser o mais forte, bisando na prova, desta vez seguido do colombiano Santiago Mesa (Efapel Cycling), 2º classificado, e do argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), 3º.
Na classificação geral, Tomás Contte, creditado na tirada com o mesmo tempo do vencedor da etapa, de acordo com o regulamento de corrida, continua dono da camisola amarela, sendo ainda líder no combinado.
O seu colega Nicolás Tivani ascendeu à 2ª posição, a 4s, e Pedro Silva (ABTF Betão-Feirense) fecha o pódio, a 7s, sendo o primeiro nos pontos.
O espanhol Alvaro Trueba (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) subiu ao 8º lugar, a 19s, enquanto Gabriel Rodas (Centro de Ciclismo de Loulé-Matdiver-Anastácio Mendes & Mendes) é 19º, a 44s.
Na quinta-feira, o pelotão vai percorrer 136,7 quilómetros, com partida e chegada em Guimarães e uma contagem de montanha de primeira categoria a 7,5 quilómetros da meta.