O Portimonense sofreu hoje a primeira derrota na II Liga de futebol, ao perder na receção à União da Leiria, por 3-0, com dois golos sofridos nos descontos, mantendo-se sem vencer oficialmente em casa desde Janeiro.
Os golos de Lucho Vega, aos 16 minutos, de Bura, aos 90+4, e de Crystopher, aos 90+6, premiaram a melhor exibição da formação leiriense e castigaram a prestação apagada da equipa algarvia, que não vence no seu reduto desde 12 de Janeiro (1-0 ao Farense, na 17ª jornada da I Liga 2023/24).
Um dia depois da saída de Hélio Varela para os belgas do Gent, por 5 milhões de euros, o irmão Francisco Varela foi uma das novidades no onze de Sérgio Vieira, ocupando o eixo da defesa num esquema em “3-4-3”.
Rui Gomes foi o autor do primeiro remate perigoso, aos 8 minutos, trabalhando bem dentro da área e chutando às malhas laterais, numa primeira metade que teve “sinal mais” dos leirienses.
Lucho Vega abriu o marcador aos 16 minutos, aproveitando uma falha de marcação do Portimonense na sequência de canto, e Filipe Relvas evitou o 2-0, aos 20, cortando um remate de Jair da Silva após erro clamoroso do guardião brasileiro Vinicius Silvestre.
Até ao intervalo, a União de Leiria criou mais perigo, enquanto a formação algarvia só ameaçou num remate de Lucas Ventura ao lado, já nos descontos.
O regresso dos balneários manteve o jogo na mesma toada: Juan Muñoz esteve perto de aumentar a diferença num cabeceamento à barra, aos 50 minutos.
As alterações operadas por Sérgio Vieira ao longo da segunda metade poucas melhorias trouxeram aos locais, pouco dinâmicos e sem imaginação, tanto assim que o Portimonense não criou perigo até ao apito final.
Nos descontos, o conjunto de Portimão sofreu mais dois golos, um na sequência de canto, por Bura (90+4), e outro de bola corrida, por Crystopher (90+6).
Na terceira jornada, a formação algarvia desloca-se ao reduto do Mafra, em jogo agendado para 25 de Agosto, às 18h00.