A Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão (EMARP) está de volta ao Festival da Sardinha e com reforço do compromisso ambiental ao disponibilizar mais contentores de reciclagem.
«Reconhecendo o impacte ambiental do incremento de pessoas associado ao aumento de resíduos depositado em aterro, a EMARP aposta na sensibilização ambiental e reforça a contentorização seletiva disponibilizada no recinto, com vista a incentivar a circularidade», refere a empresa na nota.
Além das ações de educação ambiental, dedicadas aos restaurantes e agroalimentares, à equipa de limpeza e aos voluntários, que colaboram na recolha dos tabuleiros das mesas e respetiva separação das sobras, foi produzida sinalética especifica alusiva à deposição correta dos resíduos disponíveis no evento.
No que diz respeito à contentorização seletiva, a edição 2024 conta com 162 contentores destinados aos cinco fluxos de resíduos (papel e cartão, plástico e metal, vidro, orgânicos e indiferenciado), que se encontram distribuídos pelo recinto e pelas respetivas áreas técnicas.
A pensar nos visitantes, no espaço promocional da EMARP as famílias podem participar em dinâmicas interativas, ganhar prémios e aprender de forma lúdica as melhores práticas no que diz respeito à gestão da água e dos resíduos.
Aos portimonenses que ainda não iniciaram a separação de resíduos orgânicos, a empresa está a oferecer baldes de 7 l para que o façam.