Os participantes do programa “Jovens pelo Ambiente” têm distribuído gratuitamente pelas zonas piloto do concelho de Castro Marim, nas últimas semanas, baldes para a colocação de biorresíduos, cuja recolha está em contagem decrescente para o seu início no mês de Setembro.
Porta a porta, os “Jovens pelo Ambiente” têm entregado os baldes castanhos de sete litros à população, sem qualquer custo associado, que deverão ser utilizados para a colocação de biorresíduos e que, posteriormente, deverão ser depositados nos contentores apropriados.
Na Vila de Castro Marim, os “Jovens pelo Ambiente” ofereceram mais de 300 baldes, na urbanização Quinta do Sobral, Corvinhos, urbanização Quinta da Cerca e na urbanização Casas da Alcaria, que são as zonas piloto desta primeira fase do projeto e que acolheram os contentores de proximidade de 240 litros.
Simultaneamente, iniciou-se uma campanha de sensibilização com o objetivo de esclarecer a população sobre o tipo de resíduos que não se podem colocar nestes contentores, como beatas, cinzas, excrementos de animais, restos de medicamentos, caricas, rolhas, lâmpadas, vidros, loiças partidas, resíduos líquidos, embalagens, recipientes, plástico, metal, papéis impressos, papel de alumínio, têxteis e fraldas, através da distribuição de mais de mil folhetos informativos.
De acordo com o Município de Castro Marim, esta é uma iniciativa que irá evoluir gradualmente, com a perspetiva de se estender a mais zonas do concelho, com o objetivo de instalar também em restaurantes, cantinas e refeitórios escolares e de instituições particulares de solidariedade social.
O processo de recolha seletiva está a dar os primeiros passos no Município de Castro Marim, pelo que é fundamental a compreensão, participação e colaboração de todos, de modo a obter melhores resultados.
Atualmente, cerca de 40% dos resíduos que são despejados nos contentores de lixo indiferenciado são resíduos orgânicos como restos de alimentos sólidos que sobram das refeições.