A Câmara de Loulé está a promover até final de Setembro Reuniões Operacionais de Defesa da Floresta Contra Incêndios – RODFCI, durante o nível de empenhamento operacional reforçado Delta, referente ao período de 1 de Julho a 30 de Setembro, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).
Estas reuniões quinzenais «têm um carácter operacional, com o principal objetivo de manter a interligação permanente e a partilha de informação e monitorização entre as várias entidades e serviços que, no patamar municipal, constituem ou colaboram no dispositivo para a Defesa da Floresta Contra Incêndios», segundo a Câmara de Loulé.
A ideia da autarquia é, «a cada ano que passa, melhorar e aumentar a sua atuação no que diz respeito à estratégia preventiva sobre a defesa de pessoas e bens em área florestal, de forma a que cada época de incêndios rurais este território seja reforçado ao nível do dispositivo de vigilância e combate. Por outro lado, o objetivo é aumentar a resiliência das comunidades do concelho ao flagelo que são os incêndios rurais».
A terceira das sete reuniões previstas foi presidida pelo vereador com o pelouro da Proteção Civil, Carlos Carmo, tendo sido realizadas várias apresentações sobre o trabalho desenvolvido ao nível municipal, a cargo do Serviço Municipal de Proteção Civil, da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros de Loulé.
Comentários