A seleção portuguesa feminina de basquetebol de sub-18, com três algarvias no cinco inicial, garantiu hoje o apuramento para o Mundial de sub-19 de 2025, ao terminar o Europeu no 5º lugar.
Com uma vitória sobre a Hungria, por 69-63, em Matosinhos, Portugal alcançou o melhor resultado de sempre em campeonatos continentais do escalão e assegurou a vaga na competição que vai decorrer no próximo ano na República Checa.
Depois de um primeiro período equilibrado, a Hungria demonstrou maior intensidade defensiva no segundo período e saiu para o intervalo com oito pontos de vantagem (42-34).
Apesar da reação das portuguesas após o intervalo, as húngaras continuaram em vantagem, com uma diferença de oito pontos a favor (63-55) a 3.34 minutos do final. Com a ajuda do público, Portugal registou um impressionante parcial de 14-0 e festejou o triunfo.
A farense Clara Silva foi a melhor algarvia em campo, com 14 pontos, cinco ressaltos, uma assistência, um bloco e um desarme de lançamento.
A lagoense Leonor Peixinho assinou cinco pontos, três ressaltos e um roubo de bola, e a farense Madalena Amaro contabilizou quatro pontos e um ressalto.
Comentários