As Universidade do Algarve (UAlg) e de Évora (UÉ) foram ambas acreditadas por seis anos, sem qualquer condição, no mais recente processo de Avaliação Institucional realizado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Esta certificação resulta de uma avaliação feita por uma Comissão Externa de Avaliação e validada pelo Conselho de Administração da A3ES, que incidiu sobre o período de 2017 a 2022.
No caso da UAlg, a comissão «apreciou como bom» o desempenho da instituição «relativo ao Historial de Acreditação de Ciclos de Estudo e Caracterização Geral da Instituição, à Gestão da Qualidade, ao Ensino, aos Recursos, e como muito bom o desempenho na Estratégia e Governança, na Investigação e Transferência do Conhecimento e na Internacionalização e Cooperação».
«Não obstante serem identificados alguns aspetos a melhorar, o Relatório da Comissão de Avaliação Externa aprecia de forma muito positiva o desempenho da UAlg desde a última avaliação, cujos resultados foram conhecidos em 2018, considerando que a Universidade apresenta um bom historial na acreditação dos seus ciclos de estudo e na procura de inovação nas abordagens pedagógicas que utiliza. A garantia da qualidade é considerada boa e a estratégia é considerada muito boa e adequadamente documentada e implementada, garantido um sucesso contínuo», descreve a universidade algarvia.
«Globalmente, o desempenho nas atividades educativas é considerado muito bom, apresentando um historial de ensino de alta qualidade nas áreas que abrange. Ao nível da Investigação são referidas as numerosas iniciativas individuais e em cooperação com outras entidades, a política de transferência de conhecimento e de envolvimento empresarial é salientada, sendo a Internacionalização reconhecida como um verdadeiro ponto forte», continua.
A adesão à Aliança Europeia de Universidades SEA-EU «é considerada uma importante oportunidade transfronteiriça para inovar nos domínios da investigação, do ensino, da mobilidade e do empreendedorismo. Por último, a Comissão Externa de Avaliação considera que a Universidade do Algarve é apoiada por um quadro de professores, investigadores e funcionários profissionalmente realizados e dedicados, todos profundamente empenhados no sucesso da instituição».
«A infraestrutura física da UAlg é considerada louvável, proporcionando um ambiente propício a um elevado padrão de ensino superior, referindo que a Universidade está na vanguarda da sustentabilidade ambiental, servindo de modelo para práticas ecologicamente conscientes no seio da comunidade», concluiu a Universidade do Algarve.
Hermínia Vasconcelos Vilar, reitora da Universidade de Évora, diz, por seu lado, que «o resultado desta avaliação externa é muito gratificante porque traduz, não só, o reconhecimento do caminho que a Instituição tem vindo a percorrer, mas implica, sobretudo, um enorme desafio para os próximos anos, impõe um grande sentido de responsabilidade e um forte compromisso de toda a academia na afirmação da UÉ na rede nacional de ensino superior e no seu posicionamento internacional».