O Aviludo-Louletano-Loulé Concelho fez hoje “bis” na 2ª etapa em linha da 85ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, em Lisboa, com os argentinos Nicolás Tivani e Tomas Contte nos primeiro e segundo lugares, respetivamente.
Na abordagem em “sprint” à meta, com o pelotão compacto, Tivani arrancou cedo nos metros finais e deixou a concorrência sem resposta, festejando o triunfo com o colega de equipa Contte a chegar logo atrás.
A tirada de 164 quilómetros entre Santarém e Lisboa (Marvila) visou recordar o percurso realizado, na revolução de 25 de Abril de 1974, pela coluna militar liderada pelo capitão Salgueiro Maia, que saiu da Escola Prática de Cavalaria rumo ao Terreiro do Paço.
A principal figura da etapa foi Zach Gregg, da equipa norte-americana Project Echelon Racing, que protagonizou a fuga do dia, primeiro na companhia de César Fonte, da Rádio Popular-Paredes-Boavista, e depois isolado, até aos 116 km, quando foi absorvido pelo pelotão.
Rumo à meta em pelotão compacto, o camisola amarela Colin Stüssi, da Team Vorarlberg, ainda teve tempo para ganhar três segundos em bonificações, ao vencer uma meta volante em Vila Franca de Xira.