Comida de rua, internacional e portuguesa, música para todos os gostos, mercado de artesanato pop-up com produtores locais e as marcas portuguesas e foco na sustentabilidade, no combate ao desperdício alimentar e na reciclagem. Estes são alguns dos ingredientes de mais um Lota Cool Market, que regressa à zona ribeirinha de Portimão, junto à antiga lota e à ponte velha, entre 24 e 28 de Julho.
Este ano será uma edição muito especial, celebrando o centenário da elevação de Portimão a cidade, ao mesmo tempo que proporciona tardes e noites recheadas de animação, gastronomia e cultura.
Durante cinco dias, este mercado pop-up à beira-rio abre portas das 18h00 às 02h00 e promete ser um ponto de encontro para famílias, crianças e jovens, com animação musical e um ambiente inclusivo, onde são valorizados os produtores locais e as marcas portuguesas, que ganham maior visibilidade e possibilidades de negócio, numa conjuntura cada vez mais competitiva.
Também vão ser proporcionadas experiências gastronómicas únicas aos visitantes, que poderão explorar os diversos food trucks com pratos internacionais e petiscos portugueses, através de um formato inovador que vem ganhando popularidade.
Por tudo isto e muito mais, em 2024, os astros alinharam-se e a 9ª edição do Lota Cool Market constitui componente essencial na dinâmica programação de Verão da cidade, ao coincidir com a Noitada – Festival de Luz, Arte e Cultura, e a exposição da World Press Photo, entre muitas outras atrações que garantem a Portimão uma energia vibrante nesta altura do ano.
Foco na sustentabilidade
Considerado pela associação Teia d’Impulsos, que organiza, como “o evento mais cool do Algarve”, o Lota Cool Market estará alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12, priorizando o combate ao desperdício alimentar e promovendo a reciclagem entre todos os participantes.
Assim, uma das novidades vai ser a estrutura totalmente acessível para servir bebidas, garantindo conforto a pessoas com diferentes tipos de mobilidade, enquanto os visitantes são convidados a trazer os seus copos de edições anteriores, contribuindo para a sustentabilidade do evento.
Por outro lado, serão realizados workshops de reciclagem dirigidos aos mais pequenos, que poderão dar nova vida a objetos trazidos de casa, aprendendo e convivendo com outras crianças num ambiente seguro e divertido.
Música para todos os gostos
A programação musical volta a ser um dos pontos altos, com uma seleção diversificada de talentos locais e regionais que prometem animar o palco Choque Frontal ao Vivo, dinamizado pelo popular programa radiofónico da Alvor FM.
Eis o calendário de concertos: 24 de julho – Luís Capitão com Leonardo Pisco (22h00 às 00h00); DJ Simon (00h00 às 02h00); 25 de julho – Ana Tereza (22h00 às 00h00); Artista surpresa (00h00 às 02h00); 26 de julho – Adiafa (22h00 às 00h00); DJ Kobertor (00h00 às 02h00); 27 de julho – Daniel Kemish (22h00 às 00h00); DJ Trippy (00h00 às 02h00); 28 de julho – Knight Riders/Regresso aos 80 (22h00 às 00h00); DJ Nuno Silva (00h00 às 02h00).
Além dos concertos principais, haverá música ambiente e animação de rua das 18h00 às 21h30, criando uma atmosfera festiva e acolhedora para todos os visitantes.
«Esta programação musical reflete o espírito do Lota Cool, oferecendo algo para todos os gostos musicais», garante a organização.
Com o apoio da Câmara Municipal de Portimão e da Região de Turismo do Algarve, o Lota Cool Market conta com parceiros eco como a Algar, a EMARP, a Prime Digital, Luís Pinto Seguros, a Super Bock, o programa Choque Frontal e a associação P.O.I.S., sendo parceiros media o Sul Informação e a Alvor FM.