A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) anunciou hoje que está já a avançar com um conjunto de obras enquadradas no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREH), para reduzir perdas de água no setor urbano. As obras são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
As intervenções têm uma duração prevista de seis meses e, segundo a EMARP, «visam setorizar a rede de distribuição de água, dividindo as atuais zonas de influência dos reservatórios em Zonas de Medição de Controlo (ZMC) de menor extensão».
Outros objetivos das obras passam por reforçar a medição e a monitorização da rede de distribuição, melhorar o conhecimento sobre o seu funcionamento, de modo a identificar as zonas mais ineficientes, e reduzir as perdas reais na rede de abastecimento».
«De acordo com a prioridade de investimento do aviso do PRR e depois de analisadas as áreas de influência relativamente à sua eficiência, usando como indicadores a água não faturada e as suas perdas reais em l/(ramal*dia), foram selecionadas as zonas de influência dos reservatórios elevados do Alto Pacheco, da Bemposta, da Boavista e os dois equipamentos localizadas no Chão das Donas (reservatórios apoiado e elevado) para integrar o projeto de setorização da rede de distribuição», acrescenta a EMARP.
Atualmente, o município de Portimão regista 13,1% de perdas reais da água entrada no sistema.
Aquando da execução das ZMC «é expectável que os resultados e as perdas reais sofram uma redução, permitindo desta forma preservar um recurso natural essencial e cada vez mais escasso, em particular na região do Algarve», conclui a EMARP.