Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

A Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras vai apresentar, no próximo domingo, 28 de Julho, os resultados da 1ª fase da sua residência artística, chamada “Impressão Identitária da Cidadania: memórias comunitárias e cívicas dos gorjonenses”.

O projeto pretende reconhecer parte das identidades gorjonenses, ao longo dos últimos 50 anos em democracia, a partir de conversas abertas de laboratórios de memória, coletivos e individuais.

A partir deste conhecimento, os artistas residentes procedem à criação artística de cruzamento disciplinar, tendo como foco os padrões culturais da comunidade, a partir de três eixos de participação social: Oficina de Cerâmica na Escola Básica de Santa Bárbara de Nexe, Oficina Artesanal/Artística com o Coletivo Mulheres do Alto e Memórias da Comissão de Moradores dos Gorjões (1974-1976).

inframoura cada gota importa

O programa desta iniciativa recupera o filme da Residência Artística de 2023, intitulado «Escritos na Paisagem», e apresenta os pequenos filmes-vídeo da Oficina das Mulheres do Alto.

Junto do antigo Lavadouro Público dos Gorjões será prestada homenagem à Comissão de Moradores, que desenvolveu relevante ação cívica no período entre o 25 de Abril de 1974 e o seu termo em 1976, através da colocação de um painel fotográfico, com imagens de 1975, da autoria de André Pinto.

De Setembro a Dezembro, decorrerá a 2ª fase da Residência, dedicada a uma Proposta de Esboço de Projeto de Musealização do antigo Lavadouro Público, como Centro de Interpretação da Rota dos Poços dos Gorjões.

são brás de alportel

Também poderá gostar

Sul Informação - Laurinda Aguiar da Silva apresenta “O Lápis Azul” no Museu de Faro

Laurinda Aguiar da Silva apresenta “O Lápis Azul” no Museu de Faro

Sul Informação - Historiador Fernando Pessanha lança nova obra sobre o Corso Francês que atacava Faro

Historiador Fernando Pessanha lança nova obra sobre o Corso Francês que atacava Faro

Sul Informação - Teatro Experimental de Lagos começa o ano a “Arvorecer”

CCDR concede apoio de 41 mil euros a nove projetos culturais do Algarve