Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Algarve 2030 vai comparticipar em 700 mil euros quatro projetos algarvios de redes de apoio a vítimas de violência doméstica, de violência de género e de tráfico de seres humanos

Estas quatro candidaturas, aprovadas a 1 de Julho no âmbito do Programa Regional Algarve 2030, de fundos da União Europeia, permitirão, «nos próximos dois anos, a continuidade destas intervenções na região, contribuindo para dar resposta aos objetivos das políticas públicas constantes da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual” e dos respetivos planos de ação.

As intervenções no âmbito do atendimento, acompanhamento e apoio especializado a vítimas de violência doméstica e violência de género, com valência de Respostas de Apoio Psicológico (RAP) para crianças e jovens vítimas de violência doméstica, serão desenvolvidas pela TAIPA nos concelhos de Aljezur, Monchique, Lagos e Vila do Bispo (projeto GAVA – Gabinete de Apoio à Vítima), e pela APAV no demais território (projeto APAV Algarve 2.0 – atendimento a vítimas de violência doméstica).

inframoura cada gota importa

«Intervenções para proteger, apoiar e capacitar as vítimas de violência doméstica e violência de género, através do funcionamento das Respostas de Acolhimento de Emergência (RAE), enquanto resposta direta e articulada com a ação das estruturas de atendimento, serão desenvolvidas pela Cruz Vermelha Portuguesa através da Casa de Acolhimento de Emergência de Vítimas de Violência Doméstica da CVP Faro-Loulé», segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Já as «intervenções multidisciplinares visando o acolhimento seguro, a estabilização emocional e a futura (re)integração social de mulheres e homens, e filhos menores, vítimas de tráfico de seres humanos, desenvolvidas pelos Centros de Acolhimento e Proteção (CAP) nas valências de apoios social, jurídico e psicológico ao longo do processo de autonomização e/ou encaminhamento para outra resposta, serão desenvolvidas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) através do CAP SUL 2.0 – Centro de Acolhimento e Proteção – SUL».

O apoio FSE+ aprovado nestes 4 projetos, de cerca de 700 mil euros, permitirá, nos próximos dois anos, a continuidade destas intervenções na região, contribuindo para dar resposta aos objetivos das políticas públicas constantes da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual” e dos respetivos planos de ação.

 

 



lagos eventos
emarp

Também poderá gostar

Sul Informação - GNR detém homem por tráfico e apreende mais de 1400 doses de droga em Quarteira

Homem detido em Sines por agressões à companheira e tráfico de droga

Sul Informação - Barragem de Alportel avança e poderá estar pronta dentro de «4 ou 5 anos»

Barragem de Alportel avança e poderá estar pronta dentro de «4 ou 5 anos»

Sul Informação - 238 distinções certificam Algarve como «destino balnear de excelência»

238 distinções certificam Algarve como «destino balnear de excelência»