Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

O Sul Informação vai participar nos encontros de jornalismo MediaCon – Informação sem Muros, que decorrem esta sexta-feira e sábado, 28 e 29 de Junho, no Goethe-Institut, em Lisboa.

O evento é promovido por 16 redações que publicam jornalismo de acesso livre, que se juntaram «para organizar dois dias de diálogo sobre jornalismo, com debates, conversas e workshops, todos de entrada gratuita», explica o Goethe-Institut.

«Juntos acreditam que é preciso unir as doações da audiência ao financiamento público direto para criar condições para uma verdadeira pluralidade mediática no país», acrescenta a organização.

maozorra

«Muitas histórias ficam por contar, e pontos de vista por considerar, num mundo dominado pela informação rápida e quotidiana. A MediaCon defende a importância de alargar visões e perspetivas com um jornalismo que se aproxima das comunidades e é acessível a todas as pessoas. Defende um jornalismo profundo, lento e analítico sobre as realidades que nos rodeiam, reflexivo sobre si próprio e o seu impacto na sociedade. Tal só é possível com o apoio a uma crescente pluralidade mediática, que procura vozes, histórias e realidades que permanecem invisibilizadas».

Nuno Costa, coordenador de projetos do Sul Informação, irá participar no painel sobre jornalismo de proximidade, no dia 29, às 19h00, que vai contar também com a participação de Catarina Carvalho (Mensagem de Lisboa) e Olaya Argüeso Pérez (Correctiv).

Neste, que é um dos dois “debates magnos” – o outro é sobre a sustentabilidade do jornalismo – serão partilhadas experiências, haverá troca de ideias e os membros do painel irão ficar disponíveis para responder a perguntas e sugestões «numa conversa rica em sentido cívico e paixão pelo jornalismo».

«Um jornalismo focado nas necessidades dos leitores, nos desafios das comunidades que serve, que aponta o foco para as soluções e se preocupa com o seu próprio impacto. Uma oportunidade para conhecer estes órgãos de comunicação social e respetivos profissionais, que se pretende que também inspire o nascimento de novos projetos, independentemente da geografia», realça o Goethe-Institut.

A MediaCon é co-organizada pelas redacções do Azul, AfroLink, Bantumen, Bola Na Rede, Coimbra Coolectiva, Comunidade Cultura e Arte, Divergente, Fumaça, Gerador, LPP, Mensagem de Lisboa, Projecto Inocência, Rimas e Batidas, Shifter e ZeroZero, e pela equipa do ex-Setenta e Quatro. O Goethe-Institut Portugal apoia a organização e acolhe o evento nas suas instalações.

O programa completo da MediaCon pode ser consultado aqui.

 



Banner lateral albufeira
municipio de odemira

Também poderá gostar

notebook and pen on the laptop keyboard

Bolsa de 1.900 euros para jovens jornalistas combaterem a desinformação

edição de video_formacao cenjor

Centro de Formação de Jornalistas promove cursos para desempregados no Algarve

Foto: Biblioteca Municipal de Loulé

Revista DOIS apresentada na Biblioteca de Loulé – e haverá mais