A localidade louletana de Vale Maria Dias passou a ter um “Condomínio de Aldeia”, que já permitiu limpar uma área de 17 hectares e irá promover a prevenção contra incêndios e o aumento da segurança.
No âmbito deste projeto, que nasceu de uma candidatura ao Fundo Ambiental, foram levados a cabo trabalhos de limpeza, de desramações dos sobreiros, o abate de algumas árvores mortas, o melhoramento de um ponto de água existente e a limpeza de uma linha de água, numa área de 17 hectares, dividida em 5 parcelas.
«Foram ainda plantadas alfarrobeiras, medronheiros e amendoeiras, num total de cerca de 900 plantas. Durante os próximos 5 anos, caberá ao Município fazer a manutenção, limpeza e rega de toda esta área», segundo a Câmara de Loulé.
Este “Condomínio” nasce de uma candidatura que englobou também o do Malhão, apresentado recentemente, com um valor total de cerca de 88 mil euros (35 mil euros foi o investimento em Vale Maria Dias).
Vítor Aleixo, presidente da Autarquia, enfatizou o facto de este ser «mais um projeto para a segurança das pessoas que cá vivem», tendo como objetivo principal, por um lado o aumento da resiliência aos incêndios florestais das populações, a valorização e preservação dos recursos existentes, o aumento do potencial económico e a sustentabilidade e a valorização dos terrenos, e por outro, promover a revitalização das atividades agrícolas e silvo-pastoris, melhorar e restaurar os habitats e potenciar o turismo rural.