Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

A localidade louletana de Vale Maria Dias passou a ter um  “Condomínio de Aldeia”, que já permitiu limpar uma área  de 17 hectares e irá promover a prevenção contra incêndios e o aumento da segurança.

No âmbito deste projeto, que nasceu de uma candidatura ao Fundo Ambiental, foram levados a cabo trabalhos de limpeza, de desramações dos sobreiros, o abate de algumas árvores mortas, o melhoramento de um ponto de água existente e a limpeza de uma linha de água, numa área de 17 hectares, dividida em 5 parcelas.

«Foram ainda plantadas alfarrobeiras, medronheiros e amendoeiras, num total de cerca de 900 plantas. Durante os próximos 5 anos, caberá ao Município fazer a manutenção, limpeza e rega de toda esta área», segundo a Câmara de Loulé.

maozorra

Este “Condomínio” nasce de uma candidatura que englobou também o do Malhão, apresentado recentemente, com um valor total de cerca de 88 mil euros (35 mil euros foi o investimento em Vale Maria Dias).

Vítor Aleixo, presidente da Autarquia, enfatizou o facto de este ser «mais um projeto para a segurança das pessoas que cá vivem», tendo como objetivo principal, por um lado o aumento da resiliência aos incêndios florestais das populações, a valorização e preservação dos recursos existentes, o aumento do potencial económico e a sustentabilidade e a valorização dos terrenos, e por outro, promover a revitalização das atividades agrícolas e silvo-pastoris, melhorar e restaurar os habitats e potenciar o turismo rural.

 

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
municipio de odemira

Também poderá gostar

Feira Social1

Feira Social de Loulé dá a conhecer trabalho das instituições este sábado

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica