Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

Os dados do inquérito sobre «Perspetivas Verão 2024», feito pela Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), «refletem um panorama positivo para a indústria hoteleira portuguesa, com uma forte procura tanto do mercado interno, como nos principais mercados externos para esta época do ano».

Quanto às reservas para Junho, 70% dos inquiridos indicam uma taxa de reserva entre os 50% e os 89%, revelou a AHP. Para 43%, a taxa de reserva está mesmo acima dos 70%.

Por regiões, destaque para a Madeira, onde quase a totalidade dos inquiridos apresenta uma taxa de reserva superior a 70%, seguida dos Açores com 86% dos inquiridos, que registam reservas acima dos 70%.

vamos à vila 2025

Em Julho, a nível nacional, 67% dos inquiridos registam uma taxa de reserva entre os 20% e os 69%. Nos Açores, quase todos os inquiridos têm reservas acima dos 70%, e na Madeira, 98% estão acima dos 50%.

Por oposição, no Alentejo, apenas metade dos inquiridos tem reservas superiores a 20%, sendo esta a região com a taxa de reserva média mais baixa.

Em Agosto, aquele que é considerado o mês mais forte do ano, 63% dos inquiridos registam reservas entre os 20% e os 69%. Nos Açores, todos os inquiridos já têm reservas acima dos 70%. Na Madeira e no Algarve, a grande maioria apresenta taxas de reserva superiores a 50%.

Na Grande Lisboa, Norte e Centro, a maioria dos inquiridos regista reservas entre os 20% e os 69%. O Alentejo continua a apresentar as taxas de reserva mais baixas, com mais de metade dos inquiridos a registar reservas inferiores a 50%.

Finalmente, segundo a AHP, em Setembro, mais de metade dos inquiridos nos Açores (71%) reporta taxas de reserva superiores a 70%. Na Madeira, quase a totalidade regista taxas acima dos 50%. No Algarve, metade dos inquiridos tem reservas superiores a 50%.

Para este mês, quase todos os inquiridos do Centro e 76% dos inquiridos do Alentejo têm reservas abaixo dos 50%.

Os inquiridos foram também questionados sobre os principais mercados para os meses de Verão. 73% dos inquiridos indicou o mercado nacional no top 3 dos principais mercados, tal como Reino Unido (52% da amostra), seguido do mercado espanhol (para 45% dos inquiridos). Seguiram-se os Estados Unidos da América e a Alemanha, para 38% e 31%, respetivamente.

Quando questionados sobre os principais canais de reserva utilizados para os meses de verão, os inquiridos apontaram a Booking como sendo o principal canal, seguido do website próprio.

No que diz respeito à performance dos principais indicadores da operação hoteleira, em comparação com o Verão de 2023, 89% dos inquiridos responderam que a taxa de ocupação será igual ou melhor, com o Centro e a Península de Setúbal a serem os mais otimistas.

Quanto ao Preço Médio, este será melhor para 76% dos inquiridos. A Estada Média será igual ou melhor para 94% dos inquiridos, com destaque para a Península de Setúbal e a região Oeste e Vale do Tejo, onde mais de metade estima que seja melhor.

Por fim, quanto aos Proveitos Totais e Proveitos de Aposento, prevê-se que sejam melhores ou muito melhores para 68% dos inquiridos.

Ficha técnica: O inquérito decorreu de 20 a 31 de maio, junto dos estabelecimentos turísticos associados da AHP. Total de respostas: 378 estabelecimentos.

 



infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Sociedade em Rede_redes_ChatGPT Image

A sociedade em rede e a lógica da ação coletiva

An United Airlines passenger aircraft departing Newark Liberty International Airport taking off

Vêm aí os americanos: primeiro voo direto entre Nova Iorque e Faro é já no sábado

HOTELARIA_HOTÉIS_TURISMO_QUARTO5

Proveitos do alojamento turístico crescem 4,8% no 1.º trimestre para 956 milhões