Um piloto morreu e outro ficou ferido na sequência de uma colisão entre duas aeronaves, durante a demonstração aérea Beja Airshow, que a Força Aérea Portuguesa (FAP) promoveu este fim-de-semana, na Base Aérea nº 11, em Beja.
A notícia das vítimas está a ser avançada por vários meios de comunicação social.
A FAP, que já confirmou o acidente, ainda não avançou o número oficial de vítimas.
Vídeos de pessoas que estavam a assistir ao festival, que entretanto foram divulgados, dão conta de uma colisão entre dois aviões e da queda a pique de uma das aeronaves envolvidas, seguida de uma explosão.
A outra aeronave, apesar de também dar a ideia de que se iria despenhar, mas não surge uma segunda coluna de fumo.
O momento em que os dois aviões colidem no Beja Air Show. pic.twitter.com/fHKGS1kJk3
— Mundo Vivo (@mundo__vivo) June 2, 2024
Num comunicado, a Força Aérea Portuguesa, que organiza o festival, informou que, «pelas 16h05, no decorrer do festival aéreo Beja AirShow, na Base Aérea N.° 11, duas aeronaves sofreram um acidente durante uma demonstração aérea».
«Neste momento temos os meios de socorro no local a prestar emergência, de acordo com o plano de segurança estabelecido que foi imediatamente acionado. Mais informações serão disponibilizadas assim que obtidas», acrescenta a FAP.
Já segundo o jornal Correio da Manhã, que cita testemunhas, o acidente envolveu aeronaves da patrulha acrobática YAK STAR, equipa de exibição ibérica que, segundo a FAP, conta com seis aeronaves Warbird Yak52s e se exibe «com combinações precisas de formações apertadas e acrobacias emocionantes».