Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Mais 20 candidaturas de Municípios algarvios para reduzir perdas de água nas redes de abastecimento foram hoje aprovadas, anunciou a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

Trata-se de um investimento que ronda os 16,8 milhões de euros, no âmbito da Medida SM1 – Reduzir Perdas de Água no Setor Urbano, paga pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

As 20 novas candidaturas que receberam luz verde são nos municípios de Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, São Brás Alportel e Silves, e dizem respeito à renovação de troços de condutas «com elevados níveis de perdas reais de água», salienta a AMAL.

maozorra

Através da Medida SM1, já foram lançados três avisos e aprovadas 53 candidaturas, a que correspondem 42,10 milhões de euros e 157 empreitadas e aquisições de serviços. Na grande maioria dos casos, as obras estão a decorrer.

A Medida SM1 integra três vertentes: requalificação das redes de abastecimento de água, instalação de zonas de medição, controlo e criação de zonas de pressão controlada.

No final da sua execução, até 2026, prevê-se que estejam reabilitados 125 quilómetros da rede de abastecimento de água em baixa e que «se contribua para uma redução de 2hm3 na procura de água nos sistemas naturais», ou seja, que se reduzam as perdas em 2 hectómetros cúbicos, evitando o gasto dessa água.

As candidaturas apresentadas no âmbito desta medida são analisadas e aprovadas por uma Comissão de Gestão, que integra elementos da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), da Administração da Região Hidrográfica do Algarve – Agência Portuguesa do Ambiente (ARH-Algarve/ APA) e da Universidade do Algarve.

 


Esta medida integra o Plano de Eficiência Hídrica no Algarve, que está enquadrado no PRR, é coordenado pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, e é composto por seis medidas:

· SM1 – Reduzir perdas de água no sector urbano (da responsabilidade da AMAL)

· SM2 – Reduzir perdas de água e aumentar a eficiência no sector agrícola (da responsabilidade da DGADR/Fundo Ambiental)

· SM3 – Reforçar a governança dos recursos hídricos (da responsabilidade da APA – ARH Algarve)

· SM4 – Promover a utilização de Água Residual Tratada (da responsabilidade da Águas do Algarve)

· SM5 – Aumentar a capacidade disponível e resiliência das albufeiras/sistemas de adução em alta existentes e reforçar com novas origens de água (da responsabilidade da Águas do Algarve)

· SM6 – Promover a dessalinização de água do mar (da responsabilidade da Águas do Algarve)

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

Farense_Santa Clara Descida 2025

Farense despromovido à II Liga após derrota com o Santa Clara

Depositphotos_Tráfico Seres Humanos

Combate ao tráfico humano é tema de seminário em São Brás de Alportel

Dinossauros e paleontologos em Messines_er_01

Paleontólogos investigam fósseis de dinossauros com 230 milhões de anos em Messines e na Penina