Um homem, de 31 anos, ficou em prisão preventiva depois de ter sido detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de abuso sexual de dois menores, no concelho de Moura, foi hoje anunciado.
A detenção, indicou em comunicado a PJ, foi feita através da Diretoria do Sul desta polícia, por existirem «fortes indícios da prática de vários crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual» contra as duas crianças por si perfilhadas.
Contactada pela agência Lusa, fonte da PJ explicou que as vítimas do alegado abusador sexual são dois meninos, de quatro e seis anos, filhos de uma mulher com quem o suspeito manteve no passado um relacionamento amoroso.
As crianças viviam com uma avó e era frequente o suspeito ir buscá-las para as levar para sua casa, adiantou a mesma fonte.
No comunicado, a PJ referiu que as alegadas agressões sexuais terão ocorrido em períodos distintos, entre 2023 e abril deste ano, «sempre em ambiente totalmente controlado pelo suspeito e em ocasiões em que se encontrava a sós com os menores».
«A denúncia da situação, por uma familiar das vítimas, chegou recentemente ao conhecimento da PJ, que, face à gravidade da situação, desenvolveu diligências imediatas, visando a recolha de vários elementos indiciários relevantes e a detenção do agressor», acrescentou.
A fonte da PJ precisou que o detido foi hoje presente ao Tribunal de Beja para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.