Albufeira tem mais um percurso pedestre com partida de Paderne

Trata-se de uma iniciativa da Associação Almargem

O Município de Albufeira passou, desde o dia 12 de Maio, a ter um novo percurso pedestre, intitulado PR5 ABF – Entre Aldeias, com uma caminhada, com partida de Paderne. 

Esta foi uma iniciativa da Associação Almargem, com o apoio do Município de Albufeira, que escolheu o território
Algarvensis para a instalação de mais quatro percursos integrados na Via Algarviana, celebrando assim os 15 anos da sua existência.

Em Albufeira, o PR5 ABF – Entre Aldeias é uma rota de sete quilómetros, no Barrocal, com partida de Paderne e que passa por várias várzeas férteis, rodeada das mais variadas árvores e aldeias com o traço típico e distintivo da região.

Numa das encostas do percurso, pode-se ainda observar as aluviões das ribeiras de Alte e de Algibre. Esta última, com direção Este-Oeste, está instalada na flexura com o mesmo nome.

Em nota, o Município de Albufeira reforça que todas as rochas que são visualizadas, ao longo do trajeto, foram geradas a partir de sedimentos que se depositaram, a profundidades variáveis, no leito do Mar de Tétis, que mais tarde deu origem ao Oceano Atlântico.

 

 

«Esta é mais uma prova do Município na diversificação do Turismo, solidificando a sua posição como destino turístico para os amantes de caminhadas, iniciando a estruturação do pedestrianismo no Algarve e do Turismo de Natureza como produto turístico de destaque no concelho», sublinhou o presidente da Câmara de Albufeira José Carlos Rolo.

Nos últimos cinco anos Albufeira registou 270 mil passagens nos seus sete percursos pedestres rurais, situados em Paderne e Albufeira.

Para o vereador do Ambiente Cristiano Cabrita, «este dado numérico é bem representativo de um ambiente cuidado que temos no nosso concelho, quer no litoral, quer no interior. É mais um percurso que alia beleza natural ao exercício físico, o que atesta a vocação de Albufeira para o lazer e para o bem estar».

 

 



Comentários

pub