O Museu Municipal de Tavira abre as portas ao público de forma gratuita, amanhã, 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, enquanto no sábado, 20 de abril, terá lugar a atividade “Passeios na História de Tavira”, bem como a visita à exposição “Balsa, Cidade Romana”.
Assim, no sábado, às 10h30, o passeio terá como tema “Dos ornatos de argamassa do arquiteto Diogo Tavares de Ataíde (1711-1765) às platibandas ornamentadas de Tavira”, tendo a orientação da arquiteta Marta Santos.
O percurso pelo centro histórico irá explorar o trabalho de Diogo Tavares de Ataíde (1711-1765), “arquiteto-artífice” e figura proeminente na ornamentação da arquitetura barroca do Algarve, notabilizando-se pelos diversos trabalhos em pedra, ornatos em relevo e trabalhos de massa.
Será abordada a evolução dos ornatos de argamassa do século XVIII até às platibandas ornamentadas, características de Tavira nos séculos seguintes.
Marta Santos é arquiteta, mestre em Reabilitação da Arquitetura e Núcleos Urbanos (FAUL), pós-graduada em Património Cultural Imaterial (ULHT) e doutoranda em Arquitetura, Conservação e Restauro (FAUL – FCT).
No mesmo dia, pelas 15h30, o Museu promove uma visita à exposição “Balsa, Cidade Romana”, sob a orientação do arqueólogo municipal Celso Candeias.
Patente no Palácio da Galeria, a exposição proporciona uma viagem de 2000 anos, até ao tempo em que floresceu, junto às margens da Ria Formosa, a cidade que chegou a ser a capital de um municipium romano.
Ao longo de 10 salas, e através de um discurso expositivo alicerçado em cerca de 100 peças provenientes de vários museus nacionais, os visitantes terão a oportunidade de conhecer vários aspetos ligados à origem e evolução daquela urbe, bem como as suas principais atividades económicas, os hábitos alimentares e o quotidiano dos seus habitantes.
A participação nestas atividades é gratuita, devendo os interessados preencher o respetivo formulário, até ao dia 18 de abril.
Passeios na História de Tavira (máximo 30 pessoas):
Formulário de inscrição disponível clicando aqui.
Visita guiada à exposição “Balsa, Cidade Romana” (máximo de 15 pessoas)
Formulário de inscrição disponível clicando aqui.
Celebrado anualmente no dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, foi instituído em 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte.
Este dia comemorativo tem como objetivo aumentar a consciência pública sobre a diversidade do património e os esforços necessários para o seu proteger e conservar, alertando para a vulnerabilidade e para a importância da sua salvaguarda e valorização.