Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

“Os Memoráveis”, de Lídia Jorge, vão dar o mote para a sessão de arranque das comemorações do 25 de Abril em Loulé. Será na noite do dia 24, véspera da Revolução, a partir das 21h00, no Cineteatro Louletano. 

A sessão – intitulada “A Noite Decisiva” – fará uma revisitação desse período revolucionário através da participação de António Laginha, arquiteto e bailarino, José Mendes Bota, antigo presidente da Câmara de Loulé, e Manuel Costa Guerreiro, médico psiquiatra, que no dia 25 de Abril de 1974, fizeram gravações às emissões do Rádio Clube Português.

Estes ilustres louletanos, à época estudantes universitários, em Lisboa, além dos seus comentários que revelam surpresa e adesão ao “movimento dos capitães” registaram declarações, praticamente desconhecidas, de Mário Soares no exílio em Paris, sobre os acontecimentos que estavam a ter lugar em Portugal. Para ouvir em “Dia Distante Aqui tão Perto”.

infraquinta rumo à sustentabilidade

O programa seguirá com “Vidas Surpreendidas, Lá Fora”. A palavra será dada a militares que estavam em comissão de serviço nas antigas colónias quando foram surpreendidos pela revolução.

“O Romance como Memória” será o tema da conferência de Carlos Reis, professor catedrático da Universidade de Coimbra, onde dissertará sobre o significado e a importância da memória na obra de Lídia Jorge. No fim da conferência a autora, agraciada recentemente com o prémio Médicis Étranger pelo seu romance ”Misericórdia”, fará uma breve intervenção.

As companhias, sediadas no concelho, Ao Luar Teatro e Mákina de Cena, terão uma participação assinalável na sessão. Será da sua responsabilidade a primeira teatralização do romance de Lídia Jorge. “Dois dos Memoráveis” incidirá nas figuras transfiguradas de Otelo, “El Campeador”, e Vasco Lourenço, “Oficial de Bronze”.

Abrirá a sessão Carlos Albino, presidente da Comissão Concelhia das Comemorações para os 50 anos do 25 de Abril, e serão de Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, as palavras finais.

A encerrar a sessão o Quarteto Sul Arte, composto por músicos da Orquestra do Algarve, tocará a “Grândola Vila Morena”, canção escolhida para senha da Revolução. Foi para o ar no programa “Limite”, emitido na Rádio Renascença, passavam 19 segundos das 00h20 minutos, do dia 25.

recrutamento zoomarine 2025
municipio de odemira

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

sergio leite conservatorio loule orgao sinfonico_ PL (2)

Silêncio que se vai construir o órgão sinfónico da Matriz de Loulé