Governo: Executivo vai revogar «medidas erradas» do programa “Mais Habitação”

O Programa do XXIV Governo Constitucional foi hoje entregue pelo ministro dos Assuntos Parlamentares Pedro Duarte ao presidente da Assembleia da República

O Governo confirmou hoje que vai revogar as medidas do programa Mais Habitação que considera «erradas», entre as quais o arrendamento forçado, os congelamentos de rendas e as «medidas penalizadoras» do alojamento local.

No Programa do XXIV Governo Constitucional, hoje apresentado na Assembleia da República, cumpre-se o prometido pela Aliança Democrática (PSD/CDS-PP/PPM) quando se candidatou às mais recentes eleições legislativas, em Março, e assume-se a «determinação» em revogar algumas decisões do anterior executivo socialista, traduzidas na Lei n.º 56/2023, aprovada a 6 de Outubro do ano passado.

No que diz respeito ao alojamento local, o Programa do Governo indica que serão revogadas, «de imediato», a contribuição extraordinária sobre esta atividade e a caducidade das licenças anteriores ao programa Mais Habitação.

O executivo adianta ainda que vai rever «outras limitações legais» sobre o alojamento local «consideradas desproporcionais».

O anterior executivo socialista aprovou ainda o arrendamento forçado de edifícios abandonados, medida que o Governo PSD/CDS-PP vai revogar, contrapondo a «injeção no mercado, quase automática, dos imóveis e solos públicos devolutos ou subutilizados».

O Programa do XXIV Governo Constitucional foi hoje entregue pelo ministro dos Assuntos Parlamentares Pedro Duarte, ao presidente da Assembleia da República José Pedro Aguiar-Branco.

O documento foi hoje aprovado em Conselho de Ministros e vai ser discutido em plenário da Assembleia da República na quinta e na sexta-feira.

O Governo chefiado por Luís Montenegro tem o apoio de 80 deputados – 78 do PSD e dois do CDS-PP – em 230, num parlamento em que o PS tem 78 lugares, o Chega 50, a Iniciativa Liberal oito, o BE cinco, o PCP quatro, o Livre também quatro e o PAN um.

 



Comentários

pub