Espetáculos de música e uma exposição fazem parte do programa de comemorações do centenário da Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense, que se assinala a 4 de Maio.
Nesse dia, será inaugurada às 15h00 a exposição “100 memórias – 100 anos da Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense”, concebida pela Câmara de Castro Marim com o objetivo de «recordar o nascimento deste importante grupo a 4 de Maio de 1924».
«A Casa do Sal vai contar a história da Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense, retratada através de objetos antigos como bandeiras, fardas, divisas, instrumentos e recortes de imprensa», segundo a autarquia.
A mostra conta com o acervo da própria sociedade e de particulares, que cederam registos documentais e objetos.
Antes da inauguração da exposição, às 10h30, haverá uma arruada pelas ruas de Castro Marim, com partida da Casa da Música, onde participarão, para além da banda aniversariante, a Filarmónica Artística Pombalense e a Banda Filarmónica Artistas de Minerva.
O dia do aniversário culminará com atuações da Banda Musical Castromarinense, da Filarmónica Artística Pombalense e da Banda Filarmónica Artistas de Minerva, na Casa do Sal, às 15h30.
A exposição ficará patente durante cerca de dois meses e «será enriquecida com a realização de várias atividades, encontros e ensaios in loco».
Este 100º aniversário será assinalado ao longo de todo o ano, estando já agendado um concerto a 24 de junho, Dia do Município de Castro Marim, com a participação da banda portuguesa UHF, no Revelim de Santo António.
«A participação desta sociedade na vida social, cultural e recreativa de Castro Marim teve um profundo impacto na comunidade durante várias décadas, tendo ganho dinâmica com a Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, que celebra este ano o seu 50º aniversário», conclui a Câmara de Castro Marim.