Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

André Boto, natural de Silves, recebeu este fim de semana a distinção de Fotógrafo Europeu do Ano 2024, prémio atribuído pela FEP – Federation of European Professional Photographers. 

O algarvio, que no ano passado se ter tornou no único fotógrafo a conquistar o principal troféu da competição duas vezes (2010 e 2023), consegue-o agora pela terceira vez – e no ano em que o recorde de participações foi batido, com mais de 3300 imagens submetidas.

André Boto foi o vencedor da “Câmara de Ouro” na categoria “Comercial e Publicidade”.  Ao algarvio, juntaram-se mais portugueses galardoados: Luís Godinho conquistou também a “Câmara de Ouro”, em reportagem, Paulo Pinto obteve a “Câmara de Prata”, em Casamento, Franklin Neto conseguiu a “Câmara de Bronze”, também em “Comercial e Publicidade”, e houve ainda um 9º lugar, em Paisagem, e um 6º lugar, para Valter Antunes, em Casamento.

Banner lateral albufeira

Após a vitória, o André Boto disse sentir-se «feliz» por a ter conquistado na categoria “Commercial” e com imagens de alimentos, «uma área à qual me dedico cada vez mais, pela minha envolvência com a fotografia para hotéis e restaurantes».

«Este é um concurso especial para mim, já que foi o primeiro grande concurso que consegui vencer, em 2010, numa fase em que me estava a iniciar na fotografia. Agora, é motivo de orgulho por saber que, passados 14 anos, consigo manter-me atual/atualizado e a criar imagens com impacto suficiente para chamar a atenção dos juízes, ganhando novamente, com um estilo bastante diferente», revelou o artista nas suas redes socias.

Johan Brouwers, presidente da competição, destacou que «este ano marca a primeira vez que é implementada uma verificação profunda de todas as imagens e respectivos ficheiros originais dos finalistas».

«O objetivo é defender os princípios mais básicos da fotografia, com o mínimo uso em absoluto de Inteligência artificial e imagens de banco de imagens nas poucas categorias que permitem isso. Ao priorizar a autenticidade e a integridade, garantimos que cada imagem vencedora seja um verdadeiro reflexo da habilidade e visão do fotógrafo», disse ainda.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



jf-quarteira

Também poderá gostar

Dinossauros e paleontologos em Messines_er_01

Paleontólogos investigam fósseis de dinossauros com 230 milhões de anos em Messines e na Penina

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Histórias Imaginárias Orquestra Algarve

Quarteto da Orquestra do Algarve conta “Histórias Imaginárias” em Faro e Silves