Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus

O Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas, 1398 da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, juntou-se à Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) para sensibilizar os portimonenses sobre a separação seletiva de resíduos orgânicos, através de ações de sensibilização porta a porta.

No próximo sábado, 20 de Abril, entre as 10h00 e as 13h00, realiza-se a primeira ação do conjunto de atividades que têm o objetivo de entregar a cada residente da área-piloto do projeto um balde para a separação dos seus restos de comida e informação sobre o sistema de valorização dos resíduos orgânicos.

A principal ideia que os escuteiros pretendem transmitir à população é que a separação adequada dos restos de comida, que ocupam cerca de 40% do balde indiferenciado (lixo comum), permite evitar que estes resíduos sejam depositados em aterro e possam ser transformados em fertilizante 100% natural.

jf-quarteira

O consumo consciente de recursos naturais e a gestão adequada de resíduos, tendo como princípio o zero desperdício e a promoção da circularidade dos materiais, têm um grande impacto no ambiente e na qualidade de vida de todas as gerações.

A recolha seletiva de resíduos orgânicos passou a ser obrigatória a partir de Janeiro deste ano.

Em Portimão, antecipando a obrigatoriedade, o novo sistema foi implementado em Março de 2022, numa área-piloto que abrange 13 836 alojamentos.

O aumento do número de aderentes ao projeto, que atualmente conta com cerca de 2200 famílias e 85 restaurantes, escolas e IPSS, é determinante para o aumento das taxas de reciclagem do concelho e o cumprimento das metas definidas a nível nacional e europeu no âmbito dos resíduos.

O agrupamento, pertencente ao Corpo Nacional de Escutas, foi inaugurado a 2 de Dezembro de 2017 e tem a sua sede no Centro Social Paroquial de Nossa Senhora do Amparo, em Portimão.

Ao longo de seis anos, o agrupamento cresceu exponencialmente tendo à data um efetivo de 140 elementos, organizados por secções, com idades compreendidas entre os 6 e os 22 anos, acompanhados por uma equipa de adultos (dirigentes).

 



jf-quarteira

Também poderá gostar

Agua_Depositphotos_310925288_XL

Estudantes do Algarve desenvolvem soluções para a gestão sustentável da água

business meeting|Group of people clap their arm in row during seminar

Algarve 2030 apoia projetos em escolas de territórios de intervenção prioritária

Teia Impulsos Capacitação 3o setor

Teia d’ Impulsos promove ações de capacitação dirigidas ao 3º setor