Trilhos da Psicologia em Tavira e Loulé apelam a «alinhamento entre educação e saúde»

Membros visitaram a Delegação Regional Sul da OPP e a Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL)

Os Trilhos da Psicologia, que se realizaram em Tavira e Loulé este mês, apelaram a um «alinhamento de convergência entre as estruturas da educação e da saúde» para resolver «o problema dos psicólogos nas escolas estarem a fazer o trabalho que devia ser feito nos centros de saúde, quando a necessidade é do foro clínico». 

«A Ordem está a desenvolver um trabalho nesse sentido, mas para que tudo funcione é imprescindível a contratação de mais psicólogos para a saúde. Os poucos que lá estão, pela sobrecarga de trabalho, têm dificuldade em conseguir responder a todas as solicitações», alertou a vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(OPP) Sofia Ramalho.

As declarações foram feitas durante a visita a locais onde trabalham psicólogos nos concelhos de Tavira e Loulé, que faz parte da iniciativa ‘Trilhos da Psicologia’.

Uma das psicólogas presente numa das reuniões lamentou não ter tempo para as atividades de prevenção e de promoção de competências que deviam ser feitas nas escolas e de acontecer uma espécie de “bombeirismo” ao ter de se atender sistematicamente a situações urgentes.

«É uma angústia. Queríamos fazer o trabalho que sabíamos que devíamos estar a fazer. Mas não podemos deixar uma criança sem resposta. Sabemos que o centro de saúde não a vai dar por falta de recursos», disse.

Os membros da direção nacional e da direção da Delegação Regional Sul da OPP que organizaram estes Trilhos da Psicologia visitaram o Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa de Tavira, num edifício que era um antigo convento.

Em Loulé, a comitiva da OPP visitou a Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL), fundada em Janeiro de 1991 para «dar resposta às pessoas quando não estão com problemas agudos» e «promover a saúde mental inclusiva».

Tem vários tipos de respostas, como uma Unidade de Vida Apoiada e uma Unidade Socio-Ocupacional para adolescentes.

Nas duas cidades houve reuniões com psicólogos da região, onde se esclareceram dúvidas e se conheceram as principais dificuldades sentidas pelos profissionais no terreno, seja na área clínica, social, da educação ou do trabalho.

Em representação da direção nacional da OPP estiveram a vice-presidente Sofia Ramalho e o vogal Tiago Pereira. A direção da Delegação Regional do Sul (DRS) foi representada pela presidente Raquel Raimundo e pelos vogais Carla Fernandes e Gabriel Soares.

Os Trilhos da Psicologia são uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses que consiste num conjunto de visitas a instituições locais, com o objetivo de «conhecer melhor a realidade da intervenção psicológica de uma determinada região, promover e divulgar boas práticas e auxiliar na construção de redes de contacto locais, de forma a beneficiar os cidadãos da zona».

 



Comentários

pub