Concertos, demonstrações gastronómicas, conferências, formações, cocktails, provas, produtos regionais, visita a destilaria e pomar, exposições, caminhada de manutenção com a Rota Vicentina, animação de rua e infantil.
Estes são os ingredientes principais do Festival do Medronho, que vai decorrer em Sabóia, no interior do concelho de Odemira, nos dias 23 e 24 de Março.
No sábado, dia 23, a Moagem de Sabóia vai receber uma série de conferências sobre temas ligados ao medronho: «o futuro das espirituosas e rotulagem», «seleção da planta e o melhoramento», «diversidade genérica do medronheiro» e ainda «a importância do medronho para a economia local, a sustentabilidade ambiental e o turismo».
Ao final da tarde, pelas 17h30, terá lugar a apresentação do livro «Cultura do Medronho».
No domingo, 24, o centro das atividades será Santa Clara-a-Velha, de onde sairá pelas 9h00 uma caminhada de manutenção até à barragem, com a Rota Vicentina.
Segue-se a visita a um pomar de medronheiros e a uma destilaria. O programa termina com a conferência «Projeto de Valorização das Destilarias de Medronho».
Em Sabóia, a parte mais festiva decorre num pavilhão e começa, no sábado, às 13h00, com oferta de porco preto à população.
Haverá ao longo da tarde dois momentos musicais (às 15h00 e às 18h30), culminando com baile, a partir das 22h00.
No domingo, o pavilhão abre às 13 horas. É a esta hora que começa um showcooking com utilização de medronho, com a chef Francisca Dias, vencedora da 1ª edição do Hell’s Kitchen Portugal.
Às 15h00, haverá uma demonstração de alambique tradicional.
Depois começa a música, primeiro com cante alentejano, depois com música brasileira.
O segundo dia do Festival do Medronho de Sabóia termina com um baile, a partir as 20h00.
O Festival é organizado pela Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho, contando com o apoio do Município de Odemira e da Junta de
Freguesia de Sabóia.