Vila Nova de Milfontes tem um novo Espaço Multi-Serviço, uma estrutura que a Câmara de Odemira inaugurou nesta freguesia no dia 28 de Março com o início do atendimento no GIP – Gabinete de Inserção Profissional, uma estrutura que visa prestar «apoio em resposta a necessidades específicas da população».
O Gabinete de Inserção Profissional resulta de uma parceria entre o Município de Odemira e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, «complementando a atuação do mesmo enquanto Estrutura de Apoio ao Emprego» e «visa desenvolver atividades personalizadas de apoio a jovens e adultos desempregados para a definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção profissional», segundo a Câmara de Odemira.
O GIP de Vila Nova de Milfontes funcionará de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 16h00.
O Espaço Multi-Serviço em Vila Nova de Milfontes «surge como resposta da estratégia concertada na conferência “O Maior Desafio de Odemira”, em matéria de reforço dos serviços públicos, com o objetivo de reforçar, aproximar e alargar a oferta de serviços de interesse geral, proporcionando um melhor e mais rápido atendimento aos munícipes», acrescentou a autarquia.
«Este é novo modelo de descentralização dos serviços da Câmara e de outros serviços», facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços municipais sem necessidade de deslocação à sede de concelho, promovendo o aumento da proximidade naquele que em dimensão é o maior concelho do país, segundo Hélder Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira.
O autarca acrescentou que, futuramente, espera que o espaço possa acolher novas valências e serviços, onde a população poderá «resolver mais facilmente os seus problemas presencialmente».
A cerimónia de inauguração contou com Hélder Guerreiro, a vereadora Isabel Palma, o Francisco Lampreia, presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, e com Graça Nunes, diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral.
No mesmo dia, o GIP Imigrante iniciou o seu atendimento, em instalações provisórias, no BU KIOSK na freguesia de São Teotónio. Este serviço, a funcionar no mesmo horário que o GIP de Vila Nova de Milfontes, «visa prevenir vulnerabilidades específicas experienciadas pelos imigrantes na área do emprego, de forma a combater bolsas de desemprego no território».