Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O enfraquecimento gradual do anticiclone, que trouxe temperaturas acima da média e uma onda de calor registada em cerca de 30% das estações meteorológicas de Portugal continental, vai permitir a aproximação de depressões atlânticas e superfícies frontais associadas.

Isso fará com que os próximos dias sejam de chuva ou mesmo neve, vento, trovoada, diminuição da temperatura e agitação marítima em todo o território continental.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, amanhã e depois, dias 6 e 7, irá notar-se um aumento da nebulosidade, com ocorrência de precipitação, embora ainda fraca e em especial nas regiões Norte e Centro.

sessões de cinema de inverno

Já no dia 8, quinta-feira, «com a aproximação de uma depressão ao noroeste da Península Ibérica e a passagem da superfície frontal fria associada, esperam-se períodos de chuva, por vezes forte, inicialmente no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente ao restante território».

O vento aumentará de intensidade, soprando de sul/sudoeste com rajadas, que, nos dias 8 e 9, irão atingir 60 a 70 km/h na generalidade do território, podendo registar-se rajadas na ordem dos 80 a 90 km/h no litoral Norte e Centro e até 110 km/h nas terras altas.

No dia 9, sexta-feira, está prevista igualmente a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, que pontualmente poderão ser acompanhados de trovoada e ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da tarde.

A temperatura deverá manter valores acima do normal para a época do ano até dia 7, descendo gradualmente a temperatura a partir do dia 8, após a passagem da superfície frontal fria referida, para valores próximos ao normal.

O IPMA salienta também um aumento da agitação marítima, com ondas de sudoeste no dia 8 entre 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste a partir de dia 9.

Tendo em conta a situação meteorológica prevista, o IPMA colocou 13 distritos em aviso amarelo, por causa da chuva, vento e agitação marítima.

Os distritos em aviso amarelo, o menos grave na escala do IPMA, começam na manhã de quinta-feira no norte, com os ribeirinhos a terem três avisos, de chuva, vento e agitação marítima. Ao longo do dia, os avisos vão chegando a distritos do centro e sul.

Os avisos vão todos até às 18h00 de quinta-feira. No mapa do continente, a verde estarão apenas os distritos de Beja, Évora, Faro, Portalegre e Santarém.

 



jf-quarteira

Também poderá gostar

Recycling Garbage

Recicladas mais de 100 mil toneladas de resíduos desde 2003 no Baixo Alentejo

Vehicle of the portuguese Republican National Guard

Prisão preventiva para suspeitos de furtos em Alcácer do Sal

legislativas-2025-800px copy

PODCAST Voz da Campanha: No domingo, o povo é quem mais ordena!