Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Universidade de Évora (UÉ) lança, a todas as escolas secundárias do país, o desafio de participar no seu mais recente Prémio “UÉ Liberdade – Nos 50 anos do 25 de Abril”.

Este novo prémio tem como objetivo «estimular a produção de obras literárias em língua portuguesa, nos domínios da prosa narrativa e da poesia lírica, da composição musical e da pintura, tendo como base e inspiração a Revolução de 25 de Abril de 1974, no âmbito das comemorações do seu quinquagésimo aniversário».

Visa, em paralelo, «apelar à participação dos grupos jovens nestas comemorações e incentivar a articulação entre diferentes níveis de ensino».

recrutamento zoomarine 2025

Esta iniciativa da Universidade de Évora surge centrada na temática daquele acontecimento histórico, destinada a valorizar os talentos literários e artísticos dos estudantes do ensino secundário, tomando como base a comemoração de uma data marcante da história recente de Portugal.

São admitidas candidaturas de concorrentes que sejam pessoas singulares, de qualquer nacionalidade, fluentes na língua portuguesa, com idade não inferior a 15 anos e inscritos no ensino secundário (incluindo escolas do Ensino Artístico Especializado).

A entrega do Prémio, no valor de 1.500 (mil e quinhentos) euros, por categoria, será efetuada em cerimónia pública a realizar na celebração do Dia da Universidade de Évora, data comemorada anualmente no dia 1 de Novembro, durante a qual a obra escolhida na categoria de composição será apresentada, enquanto a obra escolhida na categoria pintura e ilustração será também exposta.

Para avaliar as obras em prosa, o júri é composto pelos professores universitários: Ana Luísa Vilela (Universidade de Évora), Cláudia Sousa Pereira (Universidade de Évora) e Carlos Reis (Universidade de Coimbra).

Para as obras em verso, o júri é composto pelos professores universitários: Elisa Nunes Esteves (Universidade de Évora), Carla Ferreira de Castro (Universidade de Évora) e Maria Lúcia Dal Farra (Universidade Federal de Sergipe).

No que respeita à composição musical, o júri é composto pelos professores universitários: Ana Telles (Universidade de Évora), Christopher Bochmann (Universidade de Évora), Pedro Amaral (Universidade de Évora) e por Sara Carvalho (Universidade de Aveiro).

Já no que respeita à categoria pintura e ilustração, integram o júri os professores da Universidade de Évora Filipe Rocha da Silva, Pedro Portugal e a artista plástica Margarida Lagarto.

As candidaturas decorrem até às 24h00 do dia 19 de Junho do presente ano, por correio eletrónico, para o endereço [email protected]

 



festas da cidade de olhao
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo

Festival Internacional de Teatro do Alentejo com 17 companhias de seis países

Post

Bandidos do Cante anunciam concerto especial no PAX JÚLIA

Beja Romana

Festival Beja Romana volta a celebrar herança histórica