Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

Seis oficinas de trabalho de vários dias, «onde os participantes aprendem uma técnica artesanal à sua escolha, no seu território de origem», vão decorrer em Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, entre Março e Julho, no âmbito do 1º “Imersões Artes & Ofícios”.

Promovidos pela Spira, empresa de revitalização patrimonial que organiza também, em Setembro, a 2.ª edição da Bienal Artes & Ofícios | Novo Design, «as Imersões Artes & Ofícios são experiências de dois a seis dias focadas no saber-fazer, nas manualidades e nos materiais originários e trabalhados no Alentejo, orientadas por profissionais de cada técnica», segundo a empresa.

«Nesta experiência para um fim-de-semana, fim-de-semana prolongado ou semana inteira, os participantes são acompanhados diariamente por um artesão, desfrutam de formação, actividades complementares pela região e de tempo para reconexão. Para os interessados, é possível a estadia na Casa Spira (Vila Nova da Baronia)», acrescenta.

maozorra

A primeira experiência do Imersões Artes & Ofícios, uma Oficina de Colheres de Madeira, André Panoias, da oficina do Mal Barbado, poderá ser desfrutada já esta semana, entre os dias 1 e 3 de Março.

«Já dizia o rifão: “Quem não tem que fazer, faz colheres”. Nesta Imersão de dois dias, os participantes aprendem a entalhar um dos utensílios mais comummente criados pelos pastores alentejanos, procurando o mesmo gesto intuitivo e livre na produção de uma colher. Após estabelecida a forma geral do objeto, os participantes aprendem a decorá-lo criando desenhos com base nas geometrias e padrões que, ao longo dos séculos, figuraram os cabos destas colheres pastoris», descreve a Spira.

As inscrições nas Imersões Artes & Ofícios já podem ser realizadas, seguindo este link.

 

Sul Informação

 

De 28 a 31 de Março, a artesã Alice Maria Candeias guia os participantes da segunda Imersão Artes & Ofícios, na Oficina de Taleigos Estampados, «em que podem experimentar as técnicas e costuras e estampar taleigos de retalhos estampados».

«Os taleigos são sacos de pequena e média dimensão nos quais se transportavam alimentos para o dia de trabalho no campo. Construídos através de retalhos de tecido que, ao longo dos anos, foram sendo aproveitados, os taleigos são uma peça tradicional única desta região», segundo a empresa.

Em Abril, o desafio é Oficina de Arraiolos, com Sara Ratola (A Rendeira), de 24 a 28, e a quarta Imersão Artes & Ofícios acontece entre 3 a 5 de Maio, com a Oficina do Feltro, orientada por Diana Regal.

De 30 de Maio a 2 de Junho acontece a Oficina de Buinho, com Bruno Mareco e a programação das Imersões Artes & Ofícios termina com a Oficina de Cerâmica, com Helena Garcia (Alpiota), entre 1 e 7 de Julho.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



maozorra
emarp

Também poderá gostar

futurama

Futurama inaugura espaço dedicado à arte e às expressões artísticas em Beja

View from the back of a Portuguese policeman guards public order

PSP desmantela rede de tráfico de droga que operava em Beja

Igreja de São João dos Caldeireiros

Mértola apoia obras de conservação em mais três igrejas do concelho