Pintura e cartazes de cinema inspiram exposições em Albufeira

Em Fevereiro

As exposições “Entre Cores e Salpicos”, de Marie Ladeira, e a mostra “Exposição de Cartazes Sophia Estudante”, da Academia Portuguesa de Cinema, vão poder ser vistas este mês, em Albufeira, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros e na Galeria Municipal João Bailote,  respetivvamente

A partir de sábado, dia 3, e até 27 de Fevereiro, estarão patentes pinturas de Marie Ladeira, cuja arte «surge entre dois estilos diferentes, o abstrato e o figurativo».

«De um lado, está a relação da artista com o mundo, ou seja, pega em fotografias antigas e/ou recentes da cidade que a acolheu (Albufeira) e pinta na tela acrescentando os seus toques pessoais. Do outro, a forma como ela interage consigo mesma, procurando explorar as suas capacidades criativas, pintando a maneira como vê a sua vida, cheia de cores mas com muitos salpicos, que interpreta como sendo os obstáculos ultrapassados», segundo a Câmara de Albufeira.

A exposição  “Entre Cores e Salpicos” pode ser visitada na Galeria de Arte Pintor Samora Barros de 3 a 27 de fevereiro, de segunda a sábado das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

 

Na Galeria João Bailote, vai estar patente de 16 a 25 de Fevereiro uma exposição que junta os cartazes de cinema que se encontram a concurso na categoria de Melhor Cartaz no prémio “Sophia Estudante 2024”.

«Nas últimas décadas, o cartaz de cinema tem-se tornado uma ferramenta primordial para a promoção e divulgação de um filme. Num momento em que cada vez mais somos assoberbados de informação, um cartaz de cinema bem elaborado surge como um instrumento essencial para captar a atenção do espetador, permitindo ao mesmo compreender a essência do filme», enquadra a autarquia.

«É sob este contexto, e de forma a incentivar as futuras gerações de cineastas a pensarem sobre a importância dos cartazes dos seus filmes, que a Academia Portuguesa de Cinema atribui anualmente o prémio Sophia Estudante de Melhor Cartaz», acrescenta.

Os vencedores desta edição serão anunciados no dia 25 de Fevereiro, sendo que o júri da Exposição é composto por Miguel Cadilhe (realizador), Henrique Oliveira (produtor/realizador), Ricardo Preto (diretor de Arte), Rui Pedro Tendinha (crítico de Cinema) e Rui Pereira (distribuidor).

A exposição pode ser vista de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

 

 



Comentários

pub