«Noites de Lua Nova» dão a conhecer a Tipografia União

Tipografia União, que funcionou entre 1909 e 2013 e está prestes a tornar-se num núcleo museológico da imprensa escrita no Algarve

Foto: Samuel Mendonça | Folha do Domingo

As “Noites de Lua Nova” estão de volta no próximo sábado, dia 24 de fevereiro (21h00), desta feita na Tipografia União.

Esta atividade, dinamizada pela Associação Cultural Música XXI, com o apoio do Museu Municipal de Faro, dará a conhecer os segredos deste espaço, em tempos, fundamental para a região.

A Tipografia União, que funcionou entre 1909 e 2013 e está prestes a tornar-se num núcleo museológico da imprensa escrita no Algarve.

Nesta visita, o público poderá ter acesso, não só às salas de redação, onde as ideias se tornavam notícia, mas também àquele espaço onde os trabalhadores transformavam as notícias em matéria palpável: a oficina.

A visita contará com a presença de Alexandra Gonçalves, responsável pela equipa que realizou o estudo para a criação do núcleo museológico. Mostrará que a história daquele espaço não se confina a Faro, mas abarca uma região culturalmente relevante, bem como dará a conhecer o projeto de futuro que ali será implementado.

Presente estará, também, a investigadora Patrícia de Jesus Palma, que revelará pormenores de um mundo invisível, mas que marcou a vida desta tipografia.

Haverá, ainda, um momento cultural, com César Matoso, Joana Coelho e Vítor Pereira e a criação dramatúrgica terá a assinatura de Ana Oliveira e António Gambóias.

A entrada é livre, mas poderão participar um máximo de 30 pessoas, pelo que os interessados deverão fazer a sua inscrição através do email [email protected].

 



Comentários

pub