Associação de Guias-Intérpretes do Algarve explora Mercado de Faro

A visita foi feita a convite da Ambifaro

12 elementos da Agigarve – Associação de Guias-Intérpretes do Algarve visitaram na manhã desta sexta-feira, 2 de Fevereiro, o Mercado de Faro. 

A visita, feita a convite da Ambifaro, empresa municipal que gere o Mercado, serviu para «destacar a importância histórica e cultural que esta infraestrutura emblemática tem para a comunidade e para os seus visitantes», diz a Ambifaro.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o mercado e o seu grande número de serviços disponíveis: Loja do cidadão, lojas de comércio, restaurantes, módulos e operadores tradicional.

Durante a manhã, houve também tempo para experiências, com mestria da D. Rosa, a caminho dos 46 anos de casa, que ensinou a arte do figo-estrela, ou do figo-rosa recheado com amêndoa.

Para Henrique Gomes, presidente do Conselho de Administração da Ambifaro, esta manhã «foi uma jornada de boa divulgação do nosso mercado e das suas singularidades, mostrando aos guias-intérpretes alguns pontos fortes que constituem mais-valias em termos de proposta turística».

O responsável reconhece que o mercado tradicional é querido na comunidade «pela diversidade de produtos frescos e tradicionais, mas agora queremos exaltar a sua função vital na preservação e na promoção da identidade farense e algarvia».

Para Carlos Baía, vereador municipal do Turismo, que também acompanhou a visita, «o Mercado, com as suas raízes profundas na história local, representa um património único que tem em conta dinâmicas sociais e saberes muito genuínos que merecem ser explorados e apreciados também pelos milhares de turistas que nos visitam».

Por isso, acrescenta, «como em qualquer cidade média, Faro tem de ter no seu mercado um ponto de paragem obrigatória nos seus roteiros de visita».

Já Cristina Marreiros, presidente da Agigarve, destacou «a importância de iniciativas que visem preservar e promover os locais emblemáticos como o Mercado Municipal de Faro», reconhecendo «o papel fundamental que desempenham na construção da identidade cultural e turística da região».

 



Comentários

pub