Apresentação de trabalho do historiador Fernando Pessanha esgota sala em Cartaya

Investigador algarvio contou episódio da história luso-castelhana pouco conhecido no país vizinho

O historiador algarvio Fernando Pessanha esteve na sexta-feira, dia 23, a apresentar o trabalho “A expedição do corsário D. Gonçalo Camelo às costas de Huelva, em 1336”, num esgotado Centro Cultural de Cartaya, na vizinha província de Huelva, em Espanha.

A sessão, moderada pelo historiador Juan Villegas Martín e que se debruçou sobre um episódio da história luso-castelhana,  teve lotação esgotada.

Fernando Pessanha, investigador da Academia de Marinha e da Associação Ibérica de História Militar, dissertou sobre uma expedição naval silenciada pelas crónicas castelhanas e dirigida contra Lepe e Gibraleón, no contexto da guerra luso-castelhana de 1336-1339, abordando igualmente a importância do porto de Tavira e o seu envolvimento nesta campanha militar.

No final da sessão, o também técnico superior de cultura da câmara municipal de Vila Real de Santo António deixou a promessa de regressar ao centro cultural de Cartaya para a realização de uma conferência a propósito de outro episódio comum à História do Algarve e da província de Huelva.

 

 



Comentários

pub