Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

O Programa Regional Algarve 2030 vai disponibilizar 10 milhões de euros do financiamento do Fundo Social Europeu (FSE+) com o objetivo de apoiar as qualificações, o emprego e a inclusão social, anunciou esta segunda-feira a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

No âmbito das qualificações, o Aviso dirigido aos Centros Qualifica, com uma dotação de 2.4 milhões, visa «apoiar a sua atividade e promover a aprendizagem ao longo da vida e a melhoria das qualificações escolares e profissionais de adultos, valorizando os percursos individuais das pessoas».

No que respeita ao emprego, foi publicado um aviso-convite ao IEFP com uma dotação de 3.6 milhões, para financiar os Estágios Profissionais na região, desenvolvidos em atividades económicas que integrem a Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Algarve (EREI3), tendo como foco «apoiar a diversificação da base económica regional, e promovendo a transição de qualidade de jovens para o mercado de trabalho».

inframoura

A CCDR refere ainda que, «numa lógica de reforço da interação entre empresas e infraestruturas científicas e tecnológicas e de criação de empregos sustentáveis e de qualidade», foram dedicados 3.8 milhões para contratação de recursos humanos altamente qualificados (licenciados, mestres, doutorados ou pós-doutorados), por entidades cuja estratégia de inovação esteja alinhada com a EREI.

Foi publicado também aviso geral dirigido a PME, bem como aviso específico dirigido a PME estabelecidas em territórios de baixa densidade, com uma dotação de 1.2 milhões e 200 mil respetivamente.

As infraestruturas científicas, instituições científicas e tecnológicas e Laboratórios Colaborativos encontram também aviso próprio com dotação de 2.4 milhões para apoiar a contratação de recursos humanos altamente qualificados.

Com 300 mil euros dedicados para inclusão social foi publicado aviso para ações de criação, desenvolvimento e crescimento de Centros para o Empreendedorismo de Impacto que tenham como fim a dinamização dos ecossistemas locais ou regionais de inovação social e de empreendedorismo de impacto através de processos de incubação, aceleração e capacitação.

«A região algarvia, com o financiamento destas ações, espera alcançar resultados significativos rumo às metas de 2030 no âmbito do Programa ALGARVE 2030 e também do Pilar Europeu dos Direitos Sociais», frisa a CCDR.

Os avisos de concurso podem ser consultados aqui.

 



festival do marisco de olhao
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

Passagem Eurorregião AAA Alentejo para Algarve 2025 (2)

Algarve quer «estatuto de associação europeia» para a Eurorregião AAA

paineis-fotovoltaicos

Alargado prazo de aviso de 2 milhões para eficiência energética nas IPSS algarvias

Ãgua-pexels-pixabay-40784

Algarve 2030 associa-se ao 17º Congresso da Água