Nasceu o 7MONTES, novo jornal regional digital «para chegar aos que vivem mais isolados»

Este projeto integrou, tal como o Sul Informação, a apertada seleção dos 25 selecionados em toda a Europa para beneficiar de um financiamento do Journalismfund Europe

Com o objetivo de difundir notícias, histórias e olhares sobre as realidades de Trás-os-Montes, contadas e vividas pelos habitantes da região, foi lançado esta quinta-feira, 25, o jornal digital 7MONTES.

Sob a direção de António Marujo, que é também diretor e fundador do jornal 7MARGENS, «a iniciativa pretende apoiar a capacidade de gerar futuro no território através do envolvimento dos seus leitores e das comunidades locais para chegar aos que vivem mais isolados, através do reforço do conhecimento, da identidade, da solidariedade e da resiliência de quem vive na região, recorrendo ao uso simplificado das mais modernas formas de comunicação».

O 7MONTES conta com dois jornalistas locais, Filipe Ribeiro e Rúben Castanheiro, e com um Conselho Editorial formado por habitantes de Trás-os-Montes.

Além das notícias e reportagens diárias, 7MONTES divulga uma newsletter todas as quintas-feiras de manhã, com os principais títulos da semana e uma agenda própria.

A sua assinatura é gratuita, e pode ser feita no próprio site e reenviada a terceiros.

O novo jornal diário está nas redes sociais Facebook e no Instagram e espera também chegar aos transmontanos que vivem fora da região, inclusive aos que vivem no estrangeiro.

Este projeto integrou, tal como o Sul Informação, a apertada seleção dos 25 selecionados em toda a Europa para beneficiar de um financiamento que tem por objetivo ajudar os média a servir comunidades locais que residam em áreas consideradas “desertos noticiosos”.

O apoio recebido do Journalismfund Europe no âmbito do programa Local Media for Democracy (LM4D), cofinanciado pela União Europeia (UE), «permitirá o desenvolvimento de ferramentas específicas promotoras da coesão inter-regional», acrescenta o novo jornal.

 

 



Comentários

pub