Mergulhe nas profundezas do tempo com o vídeo “As Cores da Praia da Luz”

Este vídeo não é apenas um regalo aos olhos; é uma jornada educativa

Mergulhe nas profundezas do tempo com o vídeo “As Cores da Praia da Luz”, uma odisseia visual que revela a rica história natural e geológica desta praia de Lagos.

Este vídeo não é apenas um regalo aos olhos; é uma jornada educativa pelas cores vibrantes e rochas formidáveis que contam a história de milhões de anos.

Descubra como os argilitos e margas coloridas da Praia da Luz contam um passado de lagunas de água doce, habitadas por algas carófitas e pequenos crustáceos. O vídeo detalha como os minerais presentes nessas rochas sedimentares, ricos em ferro, alumínio e magnésio, pintam um quadro geológico único.

Testemunhe a transformação das paisagens ao longo do passado longínquo.

Aprecie a beleza das camadas calcárias no topo das falésias, enriquecidas com fósseis de gastrópodes e ostras, um testemunho da transição deste ambiente continental para um marinho.

E, no extremo leste da praia, descubra as rochas escuras que servem de barreira natural à Praia do Porto de Mós, moldadas pela atividade magmática que definiu o fim do período Cretáceo.

Este vídeo é essencial para entusiastas do turismo científico e estudiosos de geologia.

Com “As Cores da Praia da Luz”, não apenas assiste, como participa, numa expedição pela história natural que moldou uma das praias mais emblemáticas do Algarve.

Seja transportado para uma época onde a Terra era um planeta muito diferente do nosso conhecido hoje.

 

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do projeto PaNReD – Património Digital transformado em Recursos Didáticos Digitais, financiado pelo Programa CRESC Algarve 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu (FSE).

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub