“Matança do Porco” inspira Passeio Pedestre na Cortelha

Após 10 quilómetros de caminhada, um repasto da matança do porco para retemperar as forças

Um Passeio Pedestre, tendo como tema a tradicional Matança do Porco, está marcado para dia 14 de Janeiro, naldeia da Cortelha, em pleno interior do concelho de Loulé.

Na Serra do Caldeirão, vive-se por estes dias a tradição da matança do porco e da produção das saborosas chouriças.

Depois de um ano a criar e a alimentar os seus porcos, chegou o frio e, de forma a poderem extrair o sustento para mais um ano, os habitantes do interior do concelho de Loulé fazem, em suas casas, as habituais matanças de porco, que mais não são que dias de muito trabalho, mas também de convívio entre familiares e amigos.

 

 

Esta tradição constituiu no passado uma importantíssima forma de subsistência para as gentes do interior algarvio, proporcionando alimentos que podiam ser armazenados e consumidos durante o ano. O ritual da “matança” desenvolvia-se ao longo de vários dias e dele fazia parte um forte convívio social.

Com o objetivo de presentear os participantes em mais um Passeio Pedestre com as tradições serranas por vezes desconhecidas de outros locais mais a litoral, a Associação dos Amigos da Cortelha irá recriar a Matança do Porco, com uma encenação das habituais tarefas que, neste dia, são desempenhadas pelos homens e mulheres serranas.

O Passeio Pedestre da Matança do Porco tem um percurso de cerca de 10 quilómetros na freguesia de Salir, com partida a ser dada pelas 09h00. As inscrições devem ser ser feitas clicando aqui.

Ao longo do percurso, os pedestrianos poderão observar algumas das rotinas que até há bem pouco tempo faziam parte do quotidiano das gentes da serra algarvia e, no final, são todos prendados com um lanche serrano de iguarias associadas à “Matança do Porco”.

Esta atividade é organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir.

 

 



Comentários

pub