Algarve sob aviso amarelo na próxima semana devido à agitação marítima

Entre as 00h00 e as 9h00 de quarta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para agitação marítima, válido entre as 00h00 e as 9h00 de quarta-feira, para o distrito de Faro. 

O aviso deve-se à previsão de «na costa ocidental, ondas de noroeste com quatro metros de altura significativa e período de pico superior a 15 segundos», e para Beja e Setúbal, por «ondas de noroeste com quatro metros de altura significativa e período de pico superior a 15 segundos».

Na próxima semana haverá 10 distritos do litoral no continente, sob aviso amarelo, entre a tarde de segunda-feira e a manhã do dia seguinte, com ondas até 4,5 metros.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo de agitação marítima é válido entre as 15h00 de segunda-feira e as 9h00 de terça-feira nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo, devido à previsão de «ondas de noroeste com quatro a 4,5 metros de altura significativa e período de pico superior a 15 segundos».

O IPMA colocou ainda as ilhas do grupo Ocidental dos Açores (Flores e Corvo) sob aviso amarelo, também devido a agitação marítima, entre as 6h00 de domingo e as 00h00 de segunda-feira.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 



Comentários

pub