Cinco vinhos do Algarve ganham o Ouro em concurso do Crédito Agrícola

Foram premiados quatro vinhos tintos e um branco

Cinco vinhos do Algarve foram premiados com a Medalha de Ouro na 10ª Edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, numa cerimónia que teve lugar no dia 12 de Janeiro, em Lisboa.

Na categoria de vinhos brancos, o vinho algarvio distinguido por este concurso promovido em parceria pelo Crédito Agrícola e pela Associação dos Escanções de Portugal foi o Onda Nova Viognier 2022, da Adega do Cantor.

No que respeita aos vinhos tintos, foram distinguidos quatro vinhos: EDD’S Private Collection Grande Reserva 2017, do Concepts by Edd’s II; Esquerdino Syrah Reserva 2021, da Josefina Fernandes; Malaca Castelão 2019, da Sociedade Agrícola Quinta da Malaca; e o Miradouro da Guia Premium 2019, da Adega do Cantor.

 

 

O júri, constituído por enólogos, enófilos e jornalistas especializados no setor, distinguiu, durante as provas cegas realizadas a 21 de Outubro, 75 vinhos, dos quais 70 com a Medalha de Ouro, três com a Grande Medalha de Ouro (Artesano Perrum Reserva, Vinho Regional Alentejano 2021, da Elite Vinhos; Quinta da Carregosa Touriga Nacional Grande Reserva DOC Douro 2018, da Carregosa Vinhos; Quinta do Cerrado da Porta, Espumante Bruto Natural Super Reserva “Blanc de Blanc” Vinho Regional Lisboa Branco, 2019, do produtor Cerrado da Porta) e duas distinções para Vinho de Produção Sustentável, a novidade apresentada nesta edição do Concurso, subordinada à temática da sustentabilidade.

Foram ainda distinguidos vinhos oriundos das regiões do Douro (15 medalhas), Dão (nove medalhas), Beira Interior (uma medalha), Bairrada (três medalhas), Tejo (seis medalhas), Lisboa (sete medalhas), Península de Setúbal (oito medalhas), Alentejo (19 medalhas) e Açores (uma medalha), bem como Vinhos Verdes (uma medalha).

No total, foram submetidos a concurso 246 vinhos – brancos, tintos e espumantes – colocados à prova por 99 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país, Clientes e Associados do Crédito Agrícola.

A lista completa dos premiados pode ser consultada aqui.

O Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola tem o objetivo de «promover e colocar à prova a qualidade dos vinhos nacionais, procurando gerar novas oportunidades de negócio e dinamização das comunidades onde desenvolve o seu trabalho em contacto direto com as pessoas», segundo o Crédito Agrícola.

 

 



Comentários

pub