Cidade de Lagos celebra 451 anos com música, conferência e homenagens

A partir de hoje e até dia 31

Lagos comemora hoje, dia 27 de Janeiro, os 451 anos da elevação a cidade, um estatuto que lhe foi atribuído pelo Rei D. Sebastião em 1573, e vai assinalar esta efeméride com a promoção de «iniciativas que pretendem divulgar o passado, valorizar os vestígios históricos, a memória e a identidade local», a partir de hoje e até ao dia 31.

O programa de comemoração dos 451 anos de elevação a cidade também visa «reconhecer o talento e o trabalho daqueles que na atualidade contribuem para afirmar essa identidade».

Este sábado, o programa foi lançado com uma visita guiada pela rua Infante de Sagres e sua envolvente, «à descoberta das memórias da cidade», segundo a Câmara de Lagos.

Hoje, dia 27, às 15h00, terá lugar no auditório dos Paços do Concelho a conferência “A Saúde em Portugal no Tempo de D. Sebastião”, proferida por Maria de Fátima Reis, «investigadora que tem dedicado o seu trabalho à história da assistência, caridade e saúde, entre outros temas».

Ainda este sábado, mas a partir das 21h30, o Centro Cultural de Lagos apresenta o espetáculo “Maria Anadon com a Orquestra de Jazz do Algarve”, com direção musical de Ferdinand Von Seebach. No mesmo equipamento cultural está patente a exposição de fotografias antigas “Um passeio ao campo”, «uma seleção de imagens do quotidiano rural de Lagos e alguns apontamentos de concelhos vizinhos».

Amanhã, domingo, às 15h00, Artur de Jesus e Filipa Baptista, apresentam o livro da sua autoria “Descobre Lagos! História e curiosidades sobre as suas localidades”, no Polo de Leitura da Luz.

O programa das festas encerra na quarta-feira, dia 31, com a Gala do Desporto, «momento de consagração dos agentes desportivos locais», a ter lugar no Pavilhão Municipal que será conduzida por Cândido Costa, ex-futebolista e personalidade televisiva.

 

 



Comentários

pub