Câmara de VRSA entregou casa a 29 famílias do concelho

Na terça-feira

A Câmara de Vila Real de Santo António entregou esta terça-feira casas a 29 famílias do concelho, no âmbito do Programa 1° Direito e da Estratégia Local de Habitação de VRSA. As habitações situam-se na localidade de Monte Fino, freguesia de Monte Gordo.

Desta forma, realça a Câmara de VRSA, serão melhoradas as «condições de vida de meia centena de pessoas, que passam a ter acesso a uma habitação digna».

Ao longo do último ano, a Estratégia Local de Habitação de VRSA «já permitiu atribuir casa a uma centena de famílias do concelho que se encontravam em situação de vulnerabilidade e assegurou a resolução de situações específicas e urgentes de carência habitacional. O investimento já realizado ronda os 12 milhões de euros».

Para Álvaro Araújo, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, «a aquisição destes fogos e o seu respetivo arrendamento representa um momento histórico e de viragem e quebra um ciclo de duas décadas de desinvestimento e de ausência de requalificação do parque habitacional do concelho».

«Estamos a concretizar uma Estratégia Local de Habitação ambiciosa, no valor de mais de 111 milhões de euros, que permitirá pôr fim às situações precárias, em matéria de habitação. O nosso objetivo é proporcionar um lar digno a cerca de 700 famílias do concelho», prossegue o autarca.

A Estratégia Local de Habitação de Vila Real de Santo António foi aprovada, pelos órgãos municipais, a 29 de Julho de 2022, e prevê um conjunto de soluções para fazer face às carências identificadas.

Todas estas medidas permitirão a operacionalização do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), garantindo aos munícipes de VRSA o acesso à habitação enquanto direito fundamental consagrado na Constituição da República Portuguesa.

 

 

 



Comentários

pub