A Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento (ABPRSA) está a instalar na sua sede e nas estações elevatórias do Reservatório de Santo Estevão, de Santa Rita e da Asseca sistemas fotovoltaicos em regime de autoconsumo.
O objetivo, explica a associação, «é melhorar a eficiência e o desempenho energético da ABPRSA».
«Em cada um destes locais foram instalados painéis fotovoltaicos em quantidade suficiente para cobrir as necessidades diurnas das instalações. A fase de implementação deste projeto já se encontra concluída, com a instalação de painéis fotovoltaicos nos quatro locais com faturas de energia elétricas substanciais», acrescenta.
Tratou-se de um investimento apoiado pelo PDR2020- N.o 17 / Operação 3.4.2 / 2022 – “Melhoria da Eficiência dos Regadios Existentes – Instalação de Painéis fotovoltaicos nos Aproveitamentos Hidroagrícolas”, em 120 mil euros.
Segundo a associação, prevê-se uma poupança cerca de 350 MWH que evitará a emissão de mais 500 toneladas de CO2 por ano.