Albufeira começa ano com muito desporto

Há muito por onde escolher

Foto de arquivo

Albufeira vai começar o ano com muito desporto, como a Volta ao Algarve, um campeonato de dança desportiva e o Cross das Amendoeiras.

Já em Janeiro, nos dias 26, 27 e 28,realiza-se a Race Nature Albufeira e, a 27, o Campeonato Nacional Sub-21 Latinas e Standard (dança desportiva).

O RaceNature é uma prova desportiva de bicicletas de montanha (onde poderão também participar bicicletas com motor, no entanto estes atletas estão sujeitos a uma classificação diferente), com orientação por GPS, aberta à participação de qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade, de qualquer sexo, ou nacionalidade.

Os concorrentes competem a solo ou em equipas de dois elementos, guiados apenas por GPS individual, num percurso obrigatório. Esta prova é organizada pela Cabreira Solutions, em conformidade com os regulamentos da Federação Portuguesa de Ciclismo e conta com o apoio do Município de Albufeira.

Quanto ao Campeonato Nacional de Sub-21 Latinas e Standard, trata-se da primeira prova nacional da época a realizar no Pavilhão Municipal de Albufeira, pela Federação Portuguesa de Dança Desportiva, em parceria com o Futebol Clube de Ferreiras e com o apoio da Câmara Municipal.

No Campeonato Nacional de Sub-21 podem participar atletas que na próxima época atinjam ou tenham idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos. Serão apurados os campeões nacionais deste escalão nas disciplinas de latinas e standard, nas categorias de iniciados, intermédios e open.

Também no dia 27 de Janeiro, após as provas, será realizada pela primeira vez a Gala dos Campeões do Circuito Nacional da época anterior. A distinção será entregue aos atletas de solo, pares e grupos. Serão também homenageados os pares da seleção nacional. No dia 28, domingo, será realizado no mesmo local o 1o Training Camp da época.

No que respeita à 50ª Volta ao Algarve, o pelotão está fechado e contará com 25 equipas. A única corrida por etapas portuguesa do circuito UCI ProSeries, na estrada entre 14 e 18 de Fevereiro, contará com 13 WorldTeams, o número mais elevado de sempre, em igualdade com a cifra alcançada em 2018. Para além da maioria do pelotão ser formado por coletivos do WorldTour, estarão presentes as cinco primeiras do ranking de 2023: UAE Team Emirates, Visma – Lease a Bike, Soudal Quick-Step, INEOS Grenadiers e Lidl -Trek.

No final de Fevereiro, dia 25, regressa ao Pinhal do Concelho, nas Açoteias, aquela que é uma das mais míticas provas de corta-mato mundiais e a mais carismática em Portugal.

Esta será a 47ª edição da prova e a penúltima etapa do Circuito Mundial de Corta-Mato da World Athletics. O evento integra ainda o Campeonato Regional de Corta-Mato e o Interassociações Jovem de Corta-Mato.

 



Comentários

pub