Nuno Campos Inácio lança 1º volume de obra sobre a história das famílias de Portimão

No dia 8 de Dezembro

O primeiro volume do «Levantamento Enciclopédico das Famílias do Concelho de Vila Nova de Portimão», uma cronologia documental da autoria de Nuno Campos Inácio, vai ser apresentado no dia 8 de Novembro, às 21h00, na Igreja do Colégio de Portimão.

Este é o primeiro tomo de «uma vasta obra (composta por 5 tomos), que conta com cerca de 2.000 páginas, com documentos produzidos até à elevação de Portimão a cidade, em 11 de Dezembro de 1924»,  e que é «o resultado de uma investigação documental e genealógica a que o autor se dedica há 17 anos».

Integrada nas festividades de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da cidade de Portimão, a escolha do local da apresentação está associada à própria obra, uma vez que entre os documentos que compõem a obra a apresentação encontram-se os da doação de Diogo Gonçalves que permitiu a edificação do monumento, mas também os documentos instituidores de várias antigas capelas da cidade, hoje desaparecidas, mas cujas imagens religiosas integram os vários altares da Igreja do Colégio», segundo o autor da obra.

A cerimónia de apresentação contará ainda com um apontamento musical a cargo da Academia de Música de Portimão e com uma declamação de poemas pelo poeta Manuel Neto dos Santos.

A obra a apresentar, editada pela Arandis Editora, tem 400 páginas, é prefaciada por José Carlos Vilhena Mesquita e composta por uma relação de 997 documentos sobre o concelho de Portimão, organizados cronologicamente e produzidos entre 1189 e 1699, sendo muitos deles integralmente transcritos e publicados pela primeira vez e outros apresentados de forma resumida.

Esta iniciativa privada constitui «o arranque das comemorações do centenário da elevação de Vila Nova de Portimão a cidade e dos 25 anos de produções literárias do autor».

«Com a apresentação integral da obra, a comunidade passará a ter ao seu dispor um vastíssimo conjunto de documentos, que constituem um acervo indispensável para a compreensão da evolução histórica do concelho, para saber mais sobre os seus ancestrais, para perceber a administração política e administrativa do concelho, como evoluiu a expansão urbana, quando foram construídos determinados monumentos e edifícios, quem foram os seus fundadores… Basicamente terão uma relação de todos os grandes e pequenos eventos registados em algum suporte documental», descreve.

 

 

Seguindo o modelo estabelecido para outros trabalhos do mesmo género já concluídos, como sejam os Levantamentos Enciclopédicos das Famílias de Barão de São Miguel, de Sagres (3 volumes) e de Ferragudo (3 volumes), «este trabalho apenas diverge pela sua dimensão muito superior e por trabalhar em simultâneo todas as freguesias do concelho de Portimão (Alvor, Mexilhoeira Grande, Portimão e antiga freguesia da Senhora do Verde)».

O autor e a Arandis Editora decidiram fazer uma campanha de lançamento com o desconto especial de 10 Euros por volume para quem fizer uma pré-reserva da obra ou comparecer pessoalmente na cerimónia de lançamento, podendo ser adquirida aqui.

«Estamos perante uma obra de inusitadas dimensões, não só no tempo que abrange como na compleição do seu corpo documental, que é invulgarmente extenso. Atrevo-me mesmo a dizer que, no quadro atual da investigação histórica, não conheço nenhuma outra obra que no país se possa assemelhar a esta, carecendo, por isso, de termo de comparação, que proporcione a sua aferição no âmbito da historiografia nacional. Assim sendo, parece-me justo e necessário que se deva considerar este Levantamento enciclopédico das famílias do concelho de Vila Nova de Portimão, como uma obra única e sem paralelo na produção científica nacional», considera o historiador e professor Vilhena Mesquita, no prefácio do livro.

Nuno Campos Inácio é natural de Portimão, licenciado em Direito e doutorando em Estudos de Património pela Universidade do Algarve. Iniciou a sua atividade literária em Dezembro de 1999, sendo autor de 27 títulos publicados e de vários artigos integrados em revistas. Em 2009 lançou o portal de «Genealogia do Algarve», que em 2017 passou a compilar para livros, contando nesta segunda fase com o apoio dos municípios de Lagoa e de Vila do Bispo. Em 2016 recebeu uma Menção Honrosa do Prémio Literário Santos Stockler.

 

 



Comentários

pub